Se você não quis ou não tem condições de contar com alguém para te ajudar nos cuidados da casa durante os primeiros meses de vida do bebê não vem ao caso, o fato é que essa é a sua situação e você está estressada e sem saber como dar conta. Primeiro gostaria de te contar que não, você não vai dar conta. Pelo menos não como antes. É hora de abaixar as expectativas e se adaptar à nova realidade. Sua casa vai ser menos arrumada e mais cheia de amor – está bom assim pra você?
Para organizar a rotina da casa é fundamental respeitar primeiro às necessidades do bebê: é ele quem vai ditar o ritmo. Com o tempo, já é possível saber aproximadamente os horários das mamadas, das sonecas, do banho, do passeio etc. e fica mais fácil se organizar em torno disso.
Veja um exemplo de rotina (tirando a parte de amamentar, tudo pode ser feito pela mãe e/ou pelo pai):
Bebê acorda, você também. Ele mama, você troca a fralda e os dois voltam para dormir um pouco mais porque ninguém é de ferro.
Bebê acorda de novo ou você levanta primeiro para tomar café e fazer a cama, os dois se arrumam para o passeio na pracinha. Hora de tomar um solzinho e brincar com outras crianças.
Voltam para casa, hora do banho do bebê, ele dorme e você aproveita para preparar a comida. Quando os bebês já passaram pela introdução alimentar, muitas mães preferem dar o banho depois do almoço por causa da sujeira que fica.
A hora da soneca da tarde pode ser tanto utilizada para arrumar a casa, como também para fazer alguma coisa pessoal ou dormir. É mais importante a mãe estar feliz, satisfeita e amparada, do que estar se sentindo sozinha e estressada em manter tudo em ordem. Se der para dar uma arrumadinha aqui e ali, mais fácil pra você.
Se o pai trabalha fora, a hora que ele chega de noite também é uma boa oportunidade para um dos dois ficar com o bebê enquanto o outro se encarrega do jantar ou de colocar roupa para lavar, por exemplo. Muitos pais preferem dar um banho nesse horário também. Depois é hora dos três ficarem juntos.
Rotina de organização da casa (em linhas gerais, claro, varia de família para família)
Diariamente
Abrir as janelas da casa e deixar o dia entrar.
Arrumar as camas.
Estender as toalhas para tomar um solzinho depois do banho.
Varrer a casa
Arrumar o que estiver fora do lugar.
Tirar o lixo (de preferência, separado e pronto para reciclagem)
No ótimo site Vida Organizada, li sobre uma atividade que foi bastante útil, o destralhar. Consiste em andar pela casa durante 15 minutos (tem que marcar em um timer), com um saco de lixo recolhendo coisas que devem ir para o lixo, como embalagens vencidas de remédios e papeis antigos.
Duas vezes por semana
Trocar as toalhas de banho
Passar roupa
Varrer a casa e passar pano úmido na cozinha e no banheiro (isso varia de acordo com a necessidade)
Semanalmente
Organizar o cardápio da casa e fazer as compras de produtos frescos no mercado ou feira.
Trocar a roupa de cama. No caso de roupa de cama de bebê, pode ser necessário fazer a troca mais de uma vez por semana.
Passar aspirador na casa.
Faxina nos quarto das crianças, principalmente das menores de 5 anos. Limpar também os brinquedos. (Brinquedos de banho devem ter secagem diária)
Quinzenalmente
Aquela faxina no banheiro e quarto
Aquela faxina na cozinha e sala
Mensalmente
Limpar os filtros do ar condicionado e as pás dos ventiladores.
Limpar a geladeira.
De dois em dois meses
Limpar a parte interna dos armários e as gavetas de roupas.
*Crédito da imagem: Shutterstock
5 Comentários
Boas dicas para organização do lar
Ola td bem?
Essas dicas me ajudaram bastante!
Muito obrigada!!
Olá, querida.
Esse post me tranquilizou e organizou minhas ideias. Ainda estou grávida do meu primeiro filho e uma das coisas que me preocupava era o fato de morar numa casa grande, sem empregada e sem aquela ajuda da mãe no pós parto.
Obrigada.
Sou nova aqui no seu blog, mas já estou amando.
Bjos
PA mae qual é o melhor horário pra tomar banho
acho que vai depender da sua rotina, cada casa tem a sua, tambem vai depender dos horários de soneca do seu bebê. lá em casa funcionava ser às 11h e às 18h, por causa da hora das mamadas, da hora que ela dormia e tal.