Significado dos sonhos durante a gravidez

Tenho umas amigas bem ligadas na parte dos astros, numerologia e também no significado dos sonhos. Em um papo bobo sobre sonhos, eu falei que quase nunca lembrava o que sonhava, mas que durante a gravidez sonhei muito. Pronto, começaram as perguntas! “Sonhou com o quê?”, “Gravidez é época fértil também para pensamentos, nossos pontos estão receptivos, blá, blá, blá.” Levei esse papo para uma outra roda de amigas, algumas grávidas, e não é que todas falaram que também sonhavam muito durante a gravidez?! Fiquei curiosa e decidi pesquisar por que sonhamos tanto na gravidez e qual o significado dos sonhos durante esse período.

Fazendo uma busca no Google, descobri que durante a gravidez tá cheio de mulher sonhando com sexo, animais falantes com uma mensagem ou missão para elas, ondas quebrando na praia e mais um tanto de coisa meio bizarra, meio engraçada.

Segundo Freud, os sonhos são gerados na busca pela realização de um desejo reprimido. Será? Especialistas dizem que os sonhos refletem ansiedades, medos e apreensões. Tem gente que acredita que os sonhos tentam nos dizer alguma coisa, outros, acreditam em sonhos premonitórios.

O aumento do número de sonhos durante a gravidez deve-se a dois fatores: a quantidade de vezes que a gente desperta e volta a dormir (cãimbra, xixi, chute nas costelas) e às grandes alterações hormonais e emocionais que acontecem nesse perído. O aumento nos níveis de progesterona nesse período pode ser um dos principais fatores.

A grande maioria dos sonhos de toda grávida envolve gravidez. Quanto mais ansiosa ou emotiva ficamos, maior a excitação, e sonhar seria a forma que o nosso cérebro processaria melhor todas essas experiências e pensamentos diários.

 

Mas e os sonhos bizarros?

Toda grávida é preocupada com alguma coisa e é normal que essa preocupação tome forma monstruosa de acordo com o grau de ansiedade da futura mamãe. Até mesmo a grávida mais desencanada tem lá sua encucação, e se a gente não divide, ela pode aparecer no sonho.

Tive vários pesadelos, acordava com o coração na boca de tão reais que pareciam ser. Um dos meus pesadelos recorrentes era a hora do parto. Meu marido perdeu a mãe no parto e eu tinha esse medo guardado aqui comigo (e só hoje consegui contar). Hoje sei que ter falado com alguém (marido, médico, parteira…) me daria mais segurança.

Mas chega de papo furado e vamos ao que você quer saber. (NOTA: Não existe embasamento científico para os achados abaixo. Fontes: Baby Center / Pop Parents)

Por que estou sonhando com filhos crescidos?

Mães de primeira viagem podem sonhar com os filhos crescidos para expressar que se sentem mais confortáveis cuidando de um a criança maior ao invés de um recém-nascido. Uma outra hipótese é de que essa mamãe está ansiosa para voltar ao trabalho após o nascimento do bebê.

 

Por que estou sonhando que estou dirigindo e com edifícios?

Esses sonhos mostram que talvez você ainda não esteja confortável com as mudanças do seu corpo ou ainda está assimilando as mudanças que a gravidez trouxe para sua vida.

Se você sonhou que estava dirigindo algum veículo difícil de manobrar, temos aí um indicativo de que você está buscando as mudanças e se ajustando a cada momento da gravidez. O mesmo resultado se você sonhar com edifícios grandes e cheios de detalhes.

 

Por que estou sonhando com água?

Riachos, mares, oceanos e ondas gigantes. Todos nós começamos nossas vidas como criaturas da água, estamos guardadas numa cápsula cheia dela na barriga de nossas mães. É o começo de tudo. É bem comum sonhos recorrentes com água do meio para o final do terceiro trimestre. Pode significar medo da hora do parto.

 

Por que estou sonhando com terra?

Sonhar com os pés na terra, ou que está comendo terra é bastante comum. A terra é símbolo da maternidade, que como uma mulher grávida recebe a semente e espera que ela germine. oWWW

 

Por que estou sonhando com animais?

Especialistas dizem que o sonho com animais amigáveis (domésticos) ​​representa uma boa relação entre o sonhador e seus instintos.

 

Por que estou tendo sonhos eróticos?

Sonhos eróticos são mais prováveis ​​de acontecer à medida que a barriga vai ficando maior. Pode ser um reflexo das ansiedades e inseguranças sobre o seu corpo e o efeito que exerce sobre a sua vida sexual. Pode ser também uma forma de compensar nos sonhos o que não se tem na vida real.

 

 

E aí? Conseguiu decifrar o seu sonho? Conta para a gente!

 

 

Crédito de imagem em destaque via Shutterstock

Postagem anterior
Meu filho brinca de boneca
Próxima postagem
Educando as crianças sobre exposição e anonimato

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Significado dos sonhos durante a gravidez