Uma festa sustentável parece uma coisa distante para a nossa cultura, tão acostumada aos personagens, enfeites, bonecos, guirlandas, decoração rebuscada, presentes coloridos e muitas bugigangas como lembrancinhas. Mas a verdade é que, a cada festa de aniversário, geramos uma quantidade absurda de lixo: papel, adesivo, fitas, plástico, tinta, madeira.
Para os pais com consciência ecológica, saibam que não precisa abandonar completamente o conceito de celebração do aniversário dos pequenos e nem se esconder em uma caverna. Com um pouco de criatividade dá para fazer maravilhas na redução de lixo e, de quebra, reduzir também os gastos na produção.
Qual o objetivo de uma festa sustentável?
- Abolir o plástico e se necessário, usar somente o biodegradável
- Usar sempre papel reciclado
- Evitar lixo onde for possível
- Não incentivar o consumo excessivo (de eletricidade, ar-condicionado, presentes)
Convites
Convites virtuais (e-mail, WhatsApp ou eventos no Facebook) zeram a necessidade do uso de papel e tinta de impressora. Caso seja absolutamente necessário (por exemplo, mandar os convites pros amigos da escola), recomendamos convite feito a mão e em papel reciclado. Outra ideia boa é fazer o convite em papel semente que podem ser plantados.
Locação
Fazer a festa em um local com bastante natureza e luz resolve muitos problemas: o verde já é grande parte da decoração e pode-se fazer um evento menos formal, o que consequentemente diminui a necessidade de… Bem, de tudo (menos mobiliário, decoração, eletricidade e excessos).
Decoração
Sei que decoração é o glamour de toda festa, mas seja consciente e diminua onde puder o lixo. Isso não significa abandonar a decoração, mas simplesmente reutilizar o que for possível, sem perder o charme.
Use e abuse de toalhas no gramado. Se precisar de mesas e cadeiras, dê preferência as de madeira ao invés de plástico. A mesa principal pode ser de madeira de demolição e assim evite usar toalhas de plástico ou papel. Se optar por toalha de tecido, invista em uma que você possa reutilizar no seu dia a dia.
Abandone de vez a ideia de fundo para a mesa de bolo, balões e guirlandas (tudo isso vai para o lixo imediatamente) e use árvores e a natureza como parte da decoração. Experimente escrever o nome do seu filho ou “Feliz Aniversário” ou “Parabéns” usando folhas e galhos secos caídos das árvores e coloque na mesa. Fica lindo. Custo zero, lixo zero.
Para a mesa, use louças que você já tenha em casa. Fui em uma festa onde, ao invés de bandejas para os doces, os pais simplesmente viraram travessas de cabeça para baixo. Achei a ideia genial. Aqui em casa investi há muitos anos atrás em pratos simples e duplos para bolos, doces e lanches, todos de cerâmica. Tenho algumas placas de vidro com pés de osso que uso para os doces. Uso em todas as festas da Vicky desde o seu primeiro aniversário e também nas festinhas e jantares da família.
Descartáveis
Acho bem difícil não precisar de descartáveis, sobretudo se a festa tiver mais de 30 pessoas. Uma dica é trocar os talheres de plástico por talheres de madeira. Ao invés de usar copos e pratinhos plásticos, usar os de papel. E depois você pode lavar tudo e reutilizar em brincadeiras com as crianças. Indico, com amor no coração, uma visita ao blog da Estéfi Machado para as melhores dicas crafiteiras de reutilização de descartáveis e também o site da Parangolé para comprar os descartáveis e ainda pegar muitas dicas de como fazer brinquedos com eles. O Mundo Ovo também já falou sobre brinquedos feitos de copos descartáveis.
O que servir é algo muito pessoal, mas minha dica é evitar garrafas de água mineral e refrigerantes e investir em suqueiras com água fresca e sucos naturais. Outra dica mais ecológica e mais saudável é procurar fornecedores que invistam em buffets conscientes e que utilizem produtores locais e comida orgânica. O principal é evitar desperdício, acúmulo de lixo e reciclar o máximo possível.
Animação
Nada de som alto, microfones e animadores gritando e mandando seus filhos rebolarem ao som de músicas inapropriadas. Festa ao ar livre pede brincadeiras com crianças soltas para curtir e no máximo um pai prendado com um violão. Já escrevi um post com dicas imperdíveis para animar a galerinha sem recorrer a profissionais do ramo para animar a festa.
Lembrancinhas
Uma festa ecológica pede lembrancinhas ecológicas. Cada criança pode e deve sair com uma mudinha de planta, tempero ou kit com sementes para plantar o próprio vasinho. Outra ideia bacana é um kit de lápis de cor feito de galho de árvore. Nada de plástico, bugigangas, embalagens ou doces.
Limpeza
Separe o pouco lixo gerado para a reciclagem. Utilize sacos biodegradáveis. Lave e guarde o que conseguir reutilizar depois. E lembrem-se: talvez não seja possível ser 100% ecologicamente correto, mas a cada festa a gente aprende a ser só mais um pouco consciente. Parabéns!
Imagem destacada: Shutterstock Natalia Kirichenko
3 Comentários
Tenho ensinado e aprendido com minha filha a reduzir o consumo e dar reuso p as coisas. No momento estamos montando a decoração da festa com tema Frozen. Flocos de neve de papel recortado por nós, mais flocos feitos com massinha p as lembrancinhas, o lanche será feito tb por nós(é uma festa pequena). Haverá um painel com tecido, um q acabei de comprar p reformar um sofá. Demais enfeites serão flores e pompons de tule q a pequena pediu p enfeitar o quarto dela depois. Creio q estamos conseguindo minimizar nosso rastro de lixo no mundo, apesar de muitos nos olharem incrédulos diante dessa proposta.
Ro, parabéns pelas suas iniciativas. Depois manda fotos da festa!
Simplesmente amei todas as dicas. Obrigada.