Mundo Ovo

Você sabe ser feliz?


Eu tenho uma amiga que está sempre de mal com a vida. Ela reclama da casa pequena, do marido que só trabalha, da bagunça das crianças, do APLV do filho, da falta de grana. Eu fico dando aquela força, relembrando-a de que todos temos problemas, que a falta de grana é quase generalizada e que ela tem uma linda e saudável família, um marido bacana que a ama e oportunidades diversas.

Não é que eu nunca reclame da vida. Todos temos problemas e alguns dias são especialmente complicados. Nem vou exemplificar, pois o objetivo desse post não é generalizar o mimimi e sim fazer uma pergunta básica:

Você sabe ser feliz?

Parece ridículo eu dedicar um post inteiro só para fazer essa pergunta. Mas a verdade é que eu acho que a gente esquece um pouco de fazer esse exercício de agradecer ao universo e se concentra nas reclamações de problemas aparentemente insolúveis que a gente vive no dia a dia.

Uma das coisas que eu descobri nos últimos anos (e fazendo bastante análise, risos) é que a maior parte dos nossos problemas são causados pelas nossas próprias escolhas. Sinto que passei bastante tempo reclamando de uma desordem emocional que tinha sido causada por mim e também por circunstâncias imutáveis.

Desde então estou em uma busca quase metódica de uma vida mais equilibrada, o que significa passar um tempão aparando arestas e mais um tempão pensando aonde eu gostaria de melhorar. E daí que eu escrevi essa listinha aqui para me ajudar. Quem sabe não ajuda na reflexão de vocês?

 

Receita para ser feliz

 

Pra mim, ser feliz é amar e ser amada; é ter uma família linda com saúde pra dar e vender; é trabalhar com tesão mesmo cansada, mesmo com os problemas e as limitações do meu mercado; é entender que dinheiro é bom, mas não é tudo; é ter uma casa cheia de vida; é ter compreensão de que a felicidade não bate na nossa porta e a gente tem que fazer a nossa parte.

E você, mãe, sabe ser feliz?