Associação Americana de Pediatria publica novas recomendações para a prática de esporte na infância

Em ano de Olímpiadas e Paralímpiadas, o espírito esportivo contagia a todos e o interesse pelo esporte tende a aumentar. As crianças despertam interesse e curiosidade por diferentes esportes e muitos pais ficam animados para colocar seus filhos para praticar alguma modalidade esportiva. Porém, antes de fazer planos e já imaginar seu filho como o próximo Usain Bolt ou Simone Biles, é preciso ficar atentos e tomar algumas precauções.

Associação Americana de Pediatria publicou o relatório “Sports Specialization and Intensive Training in Young Athletes” no final de agosto. Nele concluiu-se que as crianças que praticam diversos esportes ao invés de se especializar muito cedo em um esporte só tendem a levar o hábito de fazer atividades físicas regularmente ao longo da vida. Além de terem menos chance de se machucar ou desistir.

“Mais crianças estão participando nos esportes organizados por adultos hoje. E às vezes os objetivos dos pais e dos técnicos podem ser diferentes daqueles dos jovens atletas.”, afirmou o autor, Dr. Joel S. Brenner. A cultura do esporte mudou dramaticamente nos últimos 40 anos nos Estados Unidos. Cerca de 60 milhões de crianças entre 6 e 18 anos participam anualmente de esportes organizados (dados do 2008 National Council of Youth Sports.) Desse total, 27% pratica apenas de um esporte. Cada vez mais crianças se especializam em um único esporte mais cedo. E por volta dos 7 anos, algumas delas já ingressam em campeonatos independentes da escola. Porém, cerca de 70% das crianças desiste das competições esportivas aos 13 anos, mostra a pesquisa.

Segundo Dr. Brenner, “uma razão para isso pode ser a pressão para ter uma performance melhor e menos prazer devido a uma variedade de razões, incluindo a falta de hora para brincar”.

A seguir listamos as recomendações da Associação Americana de Pediatria:

  •  Adie a especialização esportiva até os 15-16 anos para minimizar os riscos de lesões
  • Encoraje a participação em múltiplos esportes
  • Se um jovem atleta decidir se especializar em um único esporte, o pediatra deve examinar os objetivos da criança para determinar se são apropriados e realistas.
  • Os pais devem monitorar o ambiente e o treinamento dos programas de “elite” para jovens atletas.
  • Estimule o jovem atleta a tirar pelo menos três de folga do esporte específico que ele está se dedicando meses (divididos em períodos de um mês). Ele pode continuar ativo participando de outras atividades durante esse período.
  • Jovens atletas devem tirar um ou dois dias de folga por semana para diminuir as chances de lesão.

“O objetivo principal dos esportes na infância é a diversão e o aprendizado de habilidades físicas para a vida,”, diz Dr. Brenner. “Nós queremos que as crianças tenham mais tempo livre para brincar – apenas sair, brincar com os amigos e se divertirem.”

esporte na infância

 

Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

gravidez
Postagem anterior
11 coisas espetaculares que acontecem durante a gravidez
Próxima postagem
Crianças na natureza: lá fora é tão legal quanto aqui dentro

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Associação Americana de Pediatria publica novas recomendações para a prática de esporte na infância