Mundo Ovo

Dever de casa para alunos do ensino fundamental tem efeito negativo, aponta estudo


Pais com filhos no ensino fundamental sabem bem como é a rotina durante a semana. Depois de um dia cheio na escola, tudo o que a criança quer é chegar em casa e simplesmente brincar! Mas elas ainda têm outro compromisso escolar pela frente, fazer o dever de casa. E esse momento costuma ser desgastante para a maioria das famílias.

“Vai fazer o dever, meu filho!”

“Já vou!”

Mas encaramos diariamente a tarefa porque acreditamos que estamos fazendo o melhor para nossos filhos, correto? Errado.

Dever de casa para alunos do ensino fundamental não traz benefício, conclui estudo

Pelo menos foi o que comprovou uma pesquisa conduzida pelo professor Harris Cooper, da Duke University. Depois de analisar 120 estudos de 1989 e outros 60 estudos de 2006 sobre o assunto, Dr Cooper chegou a conclusão que não existem comprovações científicas que o dever de casa para os alunos do ensino fundamental traga benefícios. E mais, o único impacto encontrado não foi positivo. Comprovou-se que o dever de casa gera uma atitude negativa da criança em relação à escola. Ou seja, ao invés de ajudar a desenvolver o prazer em aprender, atrapalha.

Outro benefício negativo surge na relação com os pais e os desgastes diários na hora de fazer o dever. A criança ainda é muito nova para ter a responsabilidade de cuidar de tudo sozinha e precisa da ajuda de um adulto. Com isso, o adulto se torna responsável pela hora do dever e muitas vezes a criança depende deles para conseguir cumprir a tarefa. Já para as crianças do ensino médio, o dever de casa traz benefícios, desde que se respeite um limite de até duas horas.

O que funciona melhor do que o dever de casa para os alunos do ensino fundamental é exercitar a leitura em casa. Ler deve ser um momento prazeroso para as crianças. E, nos dias em que eles estiverem menos dispostos a ler, os pais podem participar lendo em voz alta para eles.

E aí, o que vocês acham sobre o assunto?

Saiba quais países já baniram o dever de casa: O fim do dever de casa?