Durante a gravidez eu consegui usar algumas das minhas roupas até quase o final. Túnicas que eram larguinhas o suficiente para acomodar a barriga viraram camisetas. Saias mais compridas com elástico na cintura subiram a barriga e se acomodaram embaixo dos seios. Mas chega uma hora que não tem jeito e você tem que investir em algumas peças. E, de verdade, tudo bem, por que comprar roupas para grávida também é uma delícia. Eu curti cada segundo da minha barriga e ficava absolutamente encantada em mostrar a minha forma (de melancia! hahaha).
Invista no básico
Por aqui usei e abusei de leggings com túnicas, sobretudo para ir trabalhar. Tive uma calça preta de malha com modelagem sequinha que dava com tudo. Comprei dois vestidos para eventos mais formais (eu tinha um sem número de coquetéis no trabalho). Um preto tipo wrap que foi essencial, inclusive quando eu estava amamentando. E um de bolinhas de seda tão lindo que eu cogitei alterar para continuar usando. Mas uma amiga grávida tratou de levar pra ela antes que eu mudasse de ideia.
Acho importante investir em pelo menos uma calça jeans, que é aquele coringa essencial para um guarda-roupa limitado; uma saia preta que ia do trabalho pra noite com uma mudança simples de acessórios e algumas camisetas de cortes bonitos e cores neutras. Aí era uma questão de coordenar as peças e investir bastante em acessórios para não ficar sempre com a mesma cara: colares, brincos, lenços, cardigans que já eram meus e eu só não conseguia fechar mais. Como eu moro no Rio de Janeiro, investir em casacos não foi necessário.
Aceite também as ofertas das amigas que já passaram pela gravidez. O que eu mais fiz foi doar tudo o que eu tinha para minhas amigas e como meu armário é plus size, até meus sutiãs de amamentação foram para uma amiga de uma amiga que eu nem conhecia, mas que tinha peitão e estava com dificuldades de achar numeração.
Pense no conforto e em ficar bela
Se sentir bonita é meio caminho andado para uma gravidez com o mínimo de neuras possíveis e aí, amiga, não tem jeito, roupas belas são ótimas para a autoestima. Como eu disse acima, não precisa comprar muito e você pode muito bem ser criativa com o que já existe no seu armário, do marido e até da sua amiga que veste roupas mais larguinhas que você.
Para saber o que vai funcionar, entre em uma loja de gestante e saia experimentando tudo. Pra mim o que funcionou foram peças com elástico na cintura que “abraçavam” a barriga por inteiro, pois eu trabalhava o dia todo sentada no computador e detestava qualquer coisa me apertando.
Assaltando o armário do marido
Uma coisa que usei muito dele foram as cuecas boxers que ele usava pra dormir. Como a cintura é mais larga acomodou bem a barriga por um bom tempo e eu flanava dentro de casa com elas. Teve uma camisa branca de botão que entrou na roda também por um bom tempo. Quando esfriou usei um suéter dele que eu já adorava sem dó. E uma calça de moletom que eu usava pra dormir (tudo bem que as pernas eram muito mais longas, mas eu dobrava e ficava feliz assim mesmo)
Compre roupas que você pode aproveitar durante o período de amamentação
Eu amamentei durante muito tempo, por isso, em algum momento, minhas camisetas de gola V entraram na dança na hora de amamentar. Ou eu levantava a blusa mesmo e tudo bem. Mas, principalmente nos seis primeiros meses, camisetas para amamentação foram uma mão na roda. E algumas delas já me acompanhavam desde a gravidez. Roupa de grávida tem prazo de validade em armário de mãe! Comprar roupas que possam seguir contigo depois que o bebê nascer, fazem o investimento valer mais a pena.
Agora sou mãe
A Bia Mendes é uma amiga querida da blogosfera materna. Ela tem uma linha de roupas lindíssima para gestantes e amamentação. Ela começou com camisetas divertidas, mas a cada coleção fico mais feliz com o que ela anda criando e é uma pena que ela ainda não estava na ativa quando eu estava grávida da Victoria.
Todas as fotos deste post são da marca dela. Quando nos encontramos no Seminário de Mães em BH, ela levou várias peças para as nossas amigas que estavam com bebezinhos. Fiquei ainda mais impressionada com o corte e a qualidade da malha. Por isso, se você está grávida ou amamentando e cogitando ampliar seu guarda-roupa, passa na loja virtual da Bia e faz a festa. (Para as mamães plus size: a modelagem já é bem generosa, mas ela disse que está se estruturando para fazer uma coleção exclusiva plus size. Fica de olho!)