Food chaining: método para a criança experimentar novos alimentos

Esse post é para aqueles pais que tentaram de tudo para fazer seu filho comer melhor e já estão quase jogando a toalha. Vocês já ouviram falar de food chaining? Desenvolvido para ajudar crianças com uma extrema seletividade na hora de comer, o método consiste em um programa de alimentação individualizado criado para que as crianças aumentem seu repertório alimentar a partir dos alimentos que ela gosta.

Chaining significa encadeamento. A ideia central do método é partir de um alimento que a criança goste e aceite com facilidade para introduzir outras opções similares e mais saudáveis, como novos elos de uma corrente, para que ela consiga ampliar seu repertório alimentar gradativamente.

Mas por onde começar?

O ponto de partida pode ser pizza e até batata-frita. O método leva em consideração a estrutura sensorial da criança, o que ela tolera de gosto, textura, visual etc. A partir daí, novos alimentos semelhantes são introduzidos. Pode parecer um avanço muito lento, mas quem tem um filho que só come macarrão puro sabe que é uma grande conquista fazer com que ele aceite uma massa com molho de tomate.

Uma boa maneira de entender melhor o método, é fazer uma lista com as comidas que seu filho gosta e depois criar uma outra lista com os alimentos que você gostaria que ela comesse. Em seguida é hora de observar o que as comidas que seu filho gosta têm em comum? A cor? A textura? Algum ingrediente específico? A partir daí, é hora de fazer o encadeamento é introduzir alimentos bem parecidos, mas com uma pequena variação. Pode se mudar apenas a forma, por exemplo, ou a marca.

Livro Food Chaining

Para quem quer se aprofundar no assunto, a sugestão é o livro Food Chaining, escrito pela pediatra Cheryl Fraker e outros quatro médicos, que traz um plano de 6 passos para aumentar a dieta da criança. Disponível apenas em inglês.

Food chaining

 

*Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

 

primeiro corte de cabelo
Postagem anterior
O primeiro corte de cabelo do bebê: como se preparar para esse momento
Próxima postagem
Como deve ficar o coração de uma mãe de um atleta olímpico?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Food chaining: método para a criança experimentar novos alimentos