Sua licença maternidade chegou ao fim e você ainda amamenta seu bebê?
Confira nossas dicas para continuar amamentando depois de voltar a trabalhar:
- Tente iniciar a retirada e armazenamento do leite diariamente, 2 semanas antes de voltar ao trabalho. Assim você mantém um bom estoque e não fica estressada com a rotina de ordenhar no trabalho.
- Fale abertamente com o seu chefe e colegas de trabalho com quem você lida diretamente. Com o apoio deles é provável que você tenha mais sucesso na ordenha enquanto trabalha.
- Se você morar perto do trabalho, peça a algum familiar para levar o bebê até você.
- Mulheres que trabalham e amamentam têm direito a 2 intervalos de 30 minutos até o sexto mês do bebê. Veja com o seu chefe o que pode funcionar melhor para você. Após o sexto mês, existe a possibilidade de um período ampliado de acordo com avaliação médica.
- É determinado por lei que qualquer empresa onde trabalhem 30 mulheres ou mais tenha uma creche ou berçário. Se a empresa não tiver essa opção, a funcionária pode sair do serviço para amamentar seu filho em casa.
- Quando estiver longe do bebê, faça a ordenha para continuar estimulando a produção. Se possível, leve uma peça de roupa dele e fotos (vale no celular). Os estímulos ajudam o seu corpo a produzir leite de maneira mais fácil.
- Vista roupas confortáveis e de fácil acesso e leve uma muda extra caso aconteça do leite vazar.
- Use uma bombinha que já esteja acostumada a usar e veja com o seu chefe um lugar reservado (como a sala de reuniões) que você possa tirar o leite com calma e tranquilidade.
- Tenha como número mágico a ser alcançado a quantidade de vezes que o bebê mama quando você está trabalhando. Se seu bebê mama 3 vezes, ordenhe 3 vezes/dia.
- Não esquecer de rotular cada saquinho com a data. Assim você usa os mais antigos primeiro.
- Aqui você encontra dicas para aumentar a produção de leite, esterilizar vidros e congelar o leite materno.
Abaixo uma série de lindas fotos de mães amamentando no trabalho ou prontas para trabalhar.