Hoje é o Dia Mundial da Meningite. Durante essas 24h, milhares de pessoas no mundo inteiro estarão falando sobre esse problema, a importância da vacinação e dando apoio àqueles que lidam com as sequelas da doença durante toda a vida. Como o caso do Andrey e do Fillipe, campeões que sobreviveram à doença:
24 horas também é o período que pode fazer a diferença entre vida ou morte para qualquer pessoa, de qualquer idade, afetada pela doença. Hoje é dia de agir, de se informar e espalhar informação!
PREVENÇÃO
A melhor forma de prevenção é a vacinação. Nesse link aqui é possível localizar uma casa de vacinação próxima a sua casa.
FIQUE ATENTO AOS PRINCIPAIS SINTOMAS
Os sintomas da meningite podem ser similares aos de uma gripe comum. Os sintomas podem incluir:
– Febre
– Vômito
– Dor de cabeça
– Pés e mãos frias
– Pescoço rígido
– Sensibilidade à luz
– Irritabilidade/sonolência
– Olhar vazio
– Dor
– Palidez
– Cansaço
– Perda de apetite
– No agravamento da infecção podem surgir manchas vermelhas que não desaparecem quando você pressiona um copo contra elas
– Bebês também podem apresentar perda de apetite, diarreia, irritabilidade e convulsões.
*Os sinais e sintomas podem variar, consulte seu pediatra a respeito.
AJA RAPIDAMENTE AOS PRIMEIROS SINAIS DA DOENÇA, 24 HORAS PODEM SER A DIFERENÇA ENTRE VIDA E MORTE.
Como os sintomas da meningite são parecidos com os de uma gripe ou de outras doenças, as chances de diagnóstico tardio são grandes. E o tempo é um fator importante, pois mesmo com o pronto atendimento em 24 ou 48 horas, aproximadamente 1 em cada 10 pacientes no mundo morrem e 1 em 5, terão sequelas permanentes.
A doença meningocócica é igual à meningite meningocócica e/ou à infecção generalizada (sépsis) causada pela bactéria chamada meningococo. No Brasil, 20% das crianças afetadas pela doença meningocócica morrem, enquanto 10-20% dos sobreviventes podem ter sequelas graves como amputações, perda de audição, dificuldade de aprendizado ou danos cerebrais.
Para mais informações sobre a doença você pode ler esse post que escrevemos aqui.
Imagem destacada: Shutterstock Alliance
Sem Comentários