Mundo Ovo

Por que as crianças mordem?


Apesar da chateação que pode ser a primeira dentição, é mais lindo ver um, dois, três dentinhos nas boquinhas de moranguinho dos nossos filhotinhos. Isto é, pelo menos até você tomar a primeira dentada.

Aqui em casa começou com dolorosas mordidas no peito. Cada vez que ela ficava cansada, feliz, triste, frustrada, excitada ou _________ (insira aqui sentimento do momento), era uma dentada no meu mamilo. Delícia! #sqn

Quando ela começou a experimentar sentimentos que não conseguia lidar ou entender ou a se sentir muito frustrada ou cansada, era um festival de dentadas nas pessoas que ela mais amava: eu, o pai, a empregada, a babá e as primas. E por fim, quando ela foi para a escola, rapidamente se tornou a mordedora. Em qualquer situação de disputa, Victoria sacava suas presas e NHAC!

Demorou bastante para ela sair dessa fase. Mesmo sabendo se comunicar pois aprendeu a falar cedo, ela teve e ainda tem uma dificuldade em lidar com seus sentimentos, sobretudo os de cansaço e frustração.

Mas por que as crianças mordem?

Em primeiro lugar, você não está sozinha nessa. Quase toda criança morde, a fim de lidar com um desafio ou satisfazer uma necessidade. Por exemplo, seu filho pode estar mordendo para expressar um sentimento forte (como frustração), comunicar a necessidade de espaço pessoal (talvez outra criança está de pé muito perto) ou para satisfazer uma necessidade de estimulação oral.

Como lidar com a criança que morde?

Crianças pequenas não possuem as competências linguísticas necessárias para expressar necessidades importantes ou sentimentos pulsantes como raiva, frustração, alegria, etc. Morder é um substituto para as mensagens que ainda não podem expressar em palavras. E por isso, a melhor maneira de lidar com a criança que morde é tentar o seu melhor para compreender a causa por trás do ato. Antecipando o problema e, posteriormente, ajudando a criança a lidar com um sentimento são os dois primeiros passos para ajudar seu filhote a superar essa fase.

Outras dicas para contornar a necessidade de morder

O que fazer quando a criança morde?

Lembre-se