Por que os bebês não dormem?

Por que, poooor queee, por que os bebês não dorme?

Um dos assuntos mais exaustivos – em todos os sentidos – no mundo materno é o sono dos bebês. Ou melhor, a falta de sono dos bebês. Muito se fala dos bebês que trocam o dia pela noite. A verdade é que podem levar alguns meses antes de os bebês se tornarem totalmente adaptados para o dia de 24 horas, o que chamamos de ciclo circadiano.

Seu bebê precisa mamar. Sabendo que eles dormem mais de 16 horas por dia nos primeiros 3 meses, ele vai acordar com fome (ou ser acordado para mamar em alguns casos) e você vai estar lá, zumbi ou não para atendê-lo. É bem provável que ele termine a mamada dormindo e que você volte para a cama e demore um tanto para pegar o sono. Sim, os primeiros meses são matadores, mas podem ser menos penosos se você prestar atenção em alguns pontos.

 

O sono dos bebês

Por que os bebês não dormem

O padrão de sono dos bebês, especialmente dos recém-nascidos é diferente. Existem apenas dois estados de sono: ativo e tranquilo.

O sono dos bebês recém-nascidos é praticamente estacionado na fase REM (em inglês rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos), a fase dos sonhos. Por esse motivo eles não entram em estado de sono profundo ou não passam por esses estágio tempo o suficiente. Sendo assim, acordam mais facilmente e não dormem por horas e horas seguidas. O ciclo de sono de recém-nascidos dura entre 50 e 60 minutos. Por volta dos três meses, esse ciclo começa a se adequar e aos poucos alcança o ciclo de adultos, de mais ou menos uma hora e meia.
Dica: Evite mexer no bebês durante os primeiros 20 minutos de sono.

 

Calor ou frio

É mais comum os bebês não dormirem com calor do que com frio. Mas o desconforto que ambos causam já é o suficiente para manter seu bebê acordado ou fazer com que ele acorde várias vezes. Tenha certeza de que não colocou camadas de roupa em excesso ou de que o quarto está muito frio. Já explicamos nesse post como saber se o bebês está com frio.

 

Falta de rotina

Casa com muito entra e sai, visitas que chegam sem hora para sair, incomodam sim os pequenos novos habitantes desse mundo. É importante que eles tenham tempo para dormir e descansar. Ninguém precisa desligar o telefone ou falar baixo, muito menos colocar a casa na penumbra. É importante que ele saiba quando é dia e quando é noite, mas que nesses períodos ele tenha a paz necessária para tirar suas sonecas sem ser interrompido.

Tenha desde o primeiro dia em casa (se possível) uma rotina bem ao estilo mamada-banho-massagem-música-soninho. Ou, durante o dia, o famoso mama-brinca-dorme <3

Fome

A barriga ronca e o chorinho começa. Mesmo os bebês mais preguiçosos vão precisar de doses extras de energia para preencher as dobrinhas. Reconheça os sinais do seu bebê quando ele estiver com fome ao invés de ficar marcando as horas no relógio.

NOTA: Bebês que nasceram com baixo peso ou que são preguiçosos para mamar e precisam ganhar peso, necessitam de um cronograma de mamadas.

 

Agitação fora de hora

O papai chegou! Muitos papais chegam tarde do trabalho e os bebês costumam ficar extremamente excitados com isso, e simplesmente não conseguem dormir. É normal. Pais querem e devem poder ter algum contato com seus bebês. Minha dica é que eles procurem um tipo mais calmo de contato nesse início, seja dando o banho, fazendo a massagem ou servindo de colchão para um deliciosa soneca. Esse bebê logo vai crescer e o tempo para as brincadeiras vai chegar.

Dica: Não deixe o seu bebê acordado mais de 1 hora direto no primeiro mês. Esse cansaço é o que os impede de dormir melhor. Se ele ficar 45 minutos acordado a cada período já está mais do que bom. No primeiro mês, bebês tendem a dormir mais de 18 horas.

Bebês que não conseguem se ninar sozinhos

Meu filho foi um bebê que não se ninava sozinho. E é uma criança que dificilmente dorme sozinha. Socorro! Ainda não estou em paz com isso, mas é fato que alguns nascem para ser dorminhocos natos e outros não. Ensinar o seu filho a se auto-ninar é um método que muitos pediatras recomendam e que teoricamente é de fácil aprendizado se você aceita os termos. Independentemente do método que você escolher, se escolher algum, o ideal é não começar o treinamento antes dos 4 meses de idade.

 

grávidas com Zika
Postagem anterior
Hospital inaugura ambulatório para atender grávidas com Zika
é muito divertido ser mãe
Próxima postagem
15 momentos em que é muito divertido ser mãe

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Por que os bebês não dormem?