Sei que muita mãe não gosta nem de tocar no assunto, mas vamos falar sobre desmame? Ele pode ser tranquilo se feito na hora certa.
O desmame pode ser classificado de quatro formas: abrupto, planejado, gradual ou natural. O desmame natural é considerado o processo ideal. Ele acontece quando a iniciativa parte da própria criança, sem interferência da mãe no processo, nem de qualquer objeto externo como mamadeira e chupeta. Normalmente ocorre entre dois e quatro anos de idade.
O desmame natural traz diversas vantagens para mãe e filho. Ele respeita o tempo da criança e da mãe, acontece de forma tranquila e sem estresse. É importante não confundir o desmame com a chamada “greve na amamentação”, quando a criança para de mamar precocemente. Esse comportamento geralmente está associado a uma causa específica como doença, dentes nascendo, excesso de mamadeira ou chupeta ou estresse.
Sinais do desmame natural
Os sinais que a criança está pronta para o desmame podem variar de criança para criança, mas existem alguns indicativos de que a criança pode estar pronta para o desmame natural:
- Quando a criança apresenta menos interesse pelas mamadas e pode começar a pular mamadas, se esquecer de mamar, não querer mamar fora de casa
- Quando a criança aceita alimentos variados
- Quando a criança dorme a noite toda sem precisar acordar para mamar
- Quando o peito não é o único consolo para a criança
- Quando ela está segura na relação com a mãe e está feliz mesmo não mamando
Para que tudo corra da melhor forma possível é importante que a mãe esteja segura da sua decisão sobre o momento correto de encerrar o aleitamento e a ausência de outras mudanças acontecendo ao mesmo tempo.
A amamentação é muito mais do que apenas alimentar o bebê. Ela é um vínculo muito importante na relação entre mãe e filho e interfere tanto na saúde física quanto psíquica. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno por dois anos ou mais, devendo ser a única forma de alimentação da criança nos seis primeiros meses de vida. A criança nunca deveria ser desmamada antes de atingir a maturidade ideal.
Dr. William Sears, um antigo pediatra, já fazia recomendações de acordo com essa linha de pensamento: “Não limite a duração da amamentação a um período pré-determinado. Siga os sinais do bebê. A vida é uma série de desmames, do útero, do seio, de casa para a escola, da escola para o trabalho. Quando uma criança é forçada a entrar em um estágio antes de estar pronta, corre o risco de afetar o seu desenvolvimento emocional”.
Sem Comentários