Há algum tempo eu já flertava com o aplicativo Week planner for kids, mas na época Adam ainda não tinha conhecimento do que era um iPad e nem maturidade para executar as tarefas. Agora que ele já tem 5 anos, achei que era uma boa hora. O resultado tem sido bom. O aplicativo me ajuda no dia-a-dia e, por que não dizer, ajuda a ele também.
Mas por que um aplicativo?
Eu tentei fazer aqueles calendários em uma cartolina grande. Imprimi desenhos sobre o clima, fiz um outro calendário em um quadro daqueles que você usa caneta estilo sharpie, mas sobrava papel, perdia papel… O que funcionou mesmo foi o aplicativo, que agora já está disponível em português.
Mesmo sem saber ler ele consegue entender o que precisa ser feito, o que tem na agenda… Não exijo perfeição, o que busco no planejamento da semana e com o “quadro de tarefas” é que ele seja responsável por alguma coisa e entenda esse conceito, que nada aparece feito por um passe de mágica. Como temos uma rotina bem certinha, acredito ser mais fácil conseguir cumprir as tarefas até que elas passem a fazer parte do cotidiano. Cabe dizer que não há remuneração se ele cumpre tudo.
De segunda a sexta ele vai para a escola e em alguns dias da semana tem atividades extra. Comer, tomar banho e escovar os dentes (dentre outras tarefas) nem entram no meu planejamento, porque é algo que a gente tem que fazer mesmo. Então eu deixo para colocar no calendário da semana as tarefas e eventos que acontecerão. No aplicativo existe espaço para você tirar foto do aniversariante da festa de sexta, por exemplo, e mesmo sem saber ler a criança identificará que tem festa e de quem é a festa. Em um outro espaço, que funciona como um quadro negro, você pode escrever ou desenhar a atividade ou evento que você acha que falta no aplicativo e que precisa ser incorporado no seu calendário, como uma consulta ao dentista ou uma viagem por exemplo…
Como eu faço:
- Aqui o Adam já sabe que ao chegar da escola tira os sapatos e leva direto para o banheiro, onde também tira a roupa da escola e coloca no cesto de roupa suja.
- Após o jantar é ele quem coloca prato e copo na pia após terminar sua refeição.
- Aos sábados coloquei a tarefa de fazer a cama, o que ainda é um pouco complicado (dobrar a colcha), mas que ele tira de letra esticar o lençol e guardar a coberta.
- Aos domingos ele me ajuda a colocar a mesa para o almoço (ou o jantar).
- Já ia me esquecendo, arrumar a bagunça tá na mesma vibe de escovar os dentes – risos 😛
- Para o próximo mês planejo que ele seja o responsável por molhar as plantas e no mês seguinte casar os pares de meia.
Exemplos de Tarefas para crianças por idade
Aos 3 anos – guardar os brinquedos / enxugar algo que derramou / colocar comida para os bichos de estimação / guardar os livros
Aos 4 e 5 anos – tarefas anteriores / fazer a cama / se vestir e se despir sozinho / recolher roupas sujas / molhar as plantas / colocar a mesa (atenção aos itens de vidro) / retirar seu prato da mesa / perguntar ao porteiro se tem correspondência / ajudar a guardar alguns mantimentos / casar os pares de meia
Aos 6 e 7 anos – tarefas acima / dobrar toalhas e panos de prato / guardar as próprias roupas nas gavetas / lavar louças de plástico / usar o aspirador / retirar a mesa / ajudar com o lixo e atenção aos recicláveis / fazer seu café da manhã (nada que envolva fogo ou eletrodomésticos, como exemplo: iogurte, fruta e sanduiche).
NOTAS
1) Agradeça seu filho pela ajuda, elogie o que ele fez.
2) Deixe que ele invente um jeito novo de fazer a tarefa. Não vai ser perfeito no início, mas o importante é que ele faça. Em um outro momento vamos aperfeiçoando o que já foi incorporado na rotina.
3) Oriente passo a passo o que precisa ser feito e assegure-se de que ele prestou atenção e entendeu. Se eu puder dar uma dica, tente fazer a tarefa ser mais divertida. Não tenha aquela cara de “vá arrumar o seu quarto!” Acredite, eles podem estar pensando em qualquer coisa enquanto você fala.
4) Supervisione apenas no início, depois de um tempo deixe que ele mesmo faça. Aos poucos aperfeiçoe o método.
5) Seja específica nas tarefas.
6) Só adicione uma tarefa nova depois de alguma já consolidada.
Espero ter ajudado.
Sem Comentários