Técnica dos 5 elásticos (para ser mais paciente com os filhos)

Cansada de brigar e perder a paciência com uma de suas filhas, a americana Kelly Harvey, autora do blog The Idealist Mom, decidiu que era hora de fazer alguma coisa para mudar. Claro que é normal uma mãe ficar impaciente e irritada de vez em quando, mas Kelly notou que a maneira de se relacionar com a filha estava entrando no automático, virando um hábito ruim. E aquilo a estava incomodando profundamente.

Bem, o problema é que nós sabemos como é difícil mudar um hábito – começar a se exercitar, comer alimentos mais saudáveis, parar de fumar etc. De acordo com a ciência, uma ferramenta eficaz para isso é utilizar “colas” visuais para se lembrar daquilo que você está se comprometendo a mudar. Pensando nisso, Kelly resolveu colocar 5 elásticos em seu pulso, para ficar sempre à sua vista, e desenvolveu um método que ela deu o nome de técnica de 5 elásticos.

Como funciona a Técnica dos 5 elásticos?

técnica dos 5 elásticos

1. Quando seu filho acordar, você deve colocar os cinco elásticos no pulso. Não adianta deixá-los o tempo todo lá, pois você acaba nem lembrando mais que eles estão ali depois de um tempo. Para ser ainda mais eficaz, você deve tirar os elásticos do pulso quando estiver longe das crianças e colocá-los de novo quando estiver em casa. (E vale lembrar, que os elásticos devem ficar confortáveis no seu pulso. Não é para usar nada apertado para incomodar, viu?)

2. Toda a vez que você perder a paciência e brigar com a criança, você deve tirar um dos elásticos e movê-lo para o outro pulso.

3. O objetivo é chegar no fim do dia com os 5 elásticos no mesmo braço. Para poder movê-lo de volta, você deve ter 5 interações positivas com a criança para equilibrar a interação negativa que você teve.

Mas por que cinco interações negativas para cinco interações positivas?

Kelly se baseou no estudo Magic Ration 5:1 (algo como Razão Mágica 5 por 1), do Gottman Institute. Segundo o Dr. Gottman, autor da teoria, o segredo para uma relação saudável é ter cinco interações positivas para cada interação negativa. Por exemplo, você perdeu a paciência e gritou com sua filha. Para reequilibrar a relação e o elástico voltar para o braço certo, você deve interagir positivamente cinco vezes com ela.

Kelly dá alguns exemplos de interação positiva em seu site (ela inclusive disponibiliza uma versão gratuita para você baixar e imprimir, em inglês):

Abraçar;

Dizer eu te amo;

Ler um livro para seu filho;

Cozinhar juntos;

Brincar;

Dizer sim para a próxima pergunta que o filho fizer;

Fazer uma surpresa etc

técnica dos 5 elásticos

Shutterstock

O que nós achamos da Técnica dos 5 elásticos

Nós achamos que embora seja muito legal prestar atenção no nosso comportamento para fazer mudanças, e que uma “cola” visual possa ajudar a lembrar do nosso comprometimento, a obrigação de fazer cinco interações positivas para cada interação negativa pode acabar virando uma pressão muito grande para nós, mães, que andamos sempre tão sobrecarregadas e culpadas. Sabemos que existe uma explicação científica para o número, mas já temos que dar conta de tanta coisa, que não queremos nos sentir frustradas e culpadas com mais uma coisa…

Pensamos em fazer uma adaptação na técnica para testar. Vamos deixar os cinco elásticos no pulso e tirar um a cada vez que perdermos a paciência. Mas ao invés da obrigação da cinco interações, acho que o mais importante vai ser observar quantas vezes perdemos a paciência, se aquilo poderia ter sido evitado ou resolvido de outra forma e refletir a respeito no fim do dia.

A parte de prestar atenção nas interações positivas que temos com a criança também é legal. Quem sabe não dá para fazer uma técnica dos 5 elásticos ao contrário? Retirando os elásticos a cada vez que você interagir de forma positiva e verdadeira com a criança. No final do dia você vai estar sem elásticos, livre e feliz. Acho que pode ser um caminho mais positivo e sem culpa…

Enfim, Kelly disse que a relação com sua filha melhorou muito depois que adotou a técnica dos 5 elásticos. Ela inclusive dá vários exemplos de novas dinâmicas e situações familiares que aconteceram. Nós ficamos felizes, porque achamos que cada um é um, uma pessoa única. Temos que fazer o que funciona melhor para a nossa vida, claro.

O que vocês acharam da técnica dos cinco elásticos? Tentariam?

 

 

furar a orelha das bebês
Postagem anterior
Furar ou não furar a orelha das bebês?
menino boneca
Próxima postagem
Por que permitimos coisas de menino para meninas - e não o contrário?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Técnica dos 5 elásticos (para ser mais paciente com os filhos)