Pela primeira vez foi conduzido um estudo acompanhando o desenvolvimento visual dos bebês dentro do útero. As descobertas foram surpreendentes. A partir 34a semana, o feto já é capaz de demonstrar interesse por formas que lembram o rosto humano.
Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, usou uma fonte de luz para projetar um padrão de três pontos no formato de dois olhos e uma boca através da parede uterina. Em seguida, eles mediram o maneira como o feto respondeu ao estímulo através do ultrassom.
Como você pode ver na foto, o bebê gira a cabeça para seguir a imagem.
Para ter certeza que não era qualquer padrão que estimulava o bebê, os pesquisadores inverteram os três pontos formando um triângulo. E a resposta foi diferente: o bebê demonstrou menos interesse.
O estudo mostra que o comportamento do feto é semelhante ao do recém-nascido. Demonstrando que o hábito de olhar para o rosto do pai e da mãe é aprendido no útero.
“Recém-nascidos pode distinguir números e quantidades. Será que o feto no terceiro trimestre também tem essa capacidade? Explorar a transição do feto para o recém-nascido é uma possibilidade muito interessante.”, afirmou o psicólogo responsável pela pesquisa, professor Vincent Reid.