Seu filho está na fase da explosão da linguagem?

Ainda não está muito claro entre os estudiosos do assunto exatamente por que isso acontece dessa forma e nessa época. Mas depois de um processo longo e demorado para aprender as primeiras palavras, ocorre a chamada explosão da linguagem. Subitamente o vocabulário das crianças dá um salto! E elas começam a aprender várias palavras novas – cerca de nove por dia. Algumas aprendem palavras novas a cada 90 minutos. É impressionante e lembra um pouco aquela rápida evolução dos primeiros passinhos vacilantes para o andar desenvolto.

A explosão da linguagem costuma acontecer entre 1 ano e 6 meses e 1 ano e 8 meses (18 a 20 meses). Ela é a responsável por fazer o vocabulário da crianças passar de algumas poucas palavras com 1 ano para cerca de 1.000 ou 2.000 palavras até o seu terceiro aniversário.

A fase da explosão da linguagem é uma delícia, mas também pode ser um pouco cansativa para os pais. As crianças passam o dia apontando para as coisa e perguntando “quéisso?”. São verdadeiras esponjinhas absorvendo todo o conhecimento ao seu redor.

Seu filho está nessa fase? Ele também pergunta tudo? Quais são as palavras que ele anda usando?

explosão da linguagem

Uma explicação para o fenômeno da explosão da linguagem

O psicólogo Bob McMurray, da Universidade de Iowa, defende que a explosão da linguagem é uma consequência inevitável da forma com que a linguagem é estruturada.

Em quase todas as línguas estudadas, existem poucas palavras fáceis e muitas palavras mais difíceis para aprender. Palavras fáceis seriam nomes que podem ser facilmente ligados a objetos, como carro e bola. Entre as palavras mais difíceis estão os verbos e termos conceituais ou abstratos.

A explicação do Dr McMurray se apoia nas estatísticas. Usando simulações matemáticas no computador, ele sugere que aprender palavras simples deixa o caminho pronto para a escalada súbita no vocabulário. “Não é que as crianças passam a aprender mais rápido, elas apenas chegam em um ponto do desenvolvimento em que existem muitas palavras que elas são capazes de dominar”.

Ele diz que se a criança está aprendendo mais de uma palavra por vez e assimilando um número grandes de palavras difíceis ou moderadas, a explosão de linguagem vai acontecer.

 

++ LEIA TAMBÉM: Estudo afirma que é possível prever as primeiras palavras do bebê ++

 

puerperio
Postagem anterior
Três dicas para sobreviver ao puerpério
linguagens de amor
Próxima postagem
As 5 linguagens de amor: Saiba qual é a do seu filho e fortaleça o vínculo entre vocês

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Seu filho está na fase da explosão da linguagem?