Intolerante à lactose ou alérgico a leite

Cada vez mais ouvimos falar em leite sem lactose, intolerância a lactose, APLV, lactase e alergias. A criança é intolerante à lactose ou alérgico a leite. Mesmo assim, os termos ainda confundem muita gente. Qual a diferença entre eles, afinal?

 

 

O que é a lactose?

A lactose é um hidrato de carbono (um açúcar) que está presente no leite. É conhecida como açúcar do leite. O nome vem do latim lac (leite) e -ose (açúcar).

A intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite são efeitos adversos que ocorrem após o consumo de leite e alguns de seus derivados, mas é de extrema importância entender a diferença entre cada um deles.

 

O que é a intolerância à lactose?

Intolerância à lactose é quando não conseguimos digerir a lactose ou o açúcar do leite. Pessoas intolerantes à lactose têm alguma deficiência ou não possuem a enzima intestinal lactase, que é a enzima responsável por decompor a lactose em carboidratos mais simples e ajudam o corpo a absorvê-la.

Se a pessoa não consegue digerir a lactose, ela permanece no intestino e com isso vem os desconfortos intestinais, inchaço, dores, gases e diarreia. O que controla esses sintomas é apenas a diminuição ou completa exclusão do consumo da lactose, dependendo do grau de intolerância do indivíduo. Leites sem lactose e queijos especiais podem fazer parte do cardápio, depois de diagnosticado pelo médico. De maneira geral, a intolerância à lactose se manifesta na primeira infância ou na fase adulta.

 

O que é alergia à proteína do leite de vaca (APLV)?

A alergia à proteína do leite desencadeia uma resposta do sistema de defesa do corpo, mediada por anticorpos, que é ativada pelo consumo de proteína proveniente do leite e seus derivados (caseína e soro do leite). Os sintomas decorrentes da alergia podem ser reações na pele, problemas respiratórios, problemas gastrointestinais. O indivíduo alérgico pode apresentar mais de um destes sintomas. É comum que a alergia à proteína do leite se manifeste entre seis meses a um ano de vida, momento que ocorre a substituição do leite materno pelo leite de vaca e são introduzidos alimentos à base de leite e seus derivados.

 

Pessoas com APLV podem consumir produtos sem lactose?

Não. Os alimentos sem lactose não necessariamente são isentos das proteínas do leite. Por exemplo, o leite sem lactose é um leite normal acrescido da lactase, enzima que digere a lactose. Portanto, não contém lactose, mas ainda contém as proteínas do leite.

Para saber se um alimento sem lactose, ou qualquer outro alimento industrializado, pode ser consumido por pessoas com APLV é preciso ler o rótulo procurando saber se o alimento não contém traços das proteínas do leite.

Muito importante destacar que apenas um médico pode diagnosticar a intolerância a lactose e o seu nível de tolerância, se existe risco de APLV e quais os alimentos que podem ser consumidos ou não.

 

  Intolerante à lactose ou alérgico a leite

Leite Piracanjuba zero lactose

O leite Piracanjuba zero lactose é indicado para todos os níveis de intolerância à lactose, mesmo para os consumidores mais sensíveis, que podem incluir os produtos em sua rotina alimentar.

Além do leite Pira Kids Crescer, UHT Semidesnatado e UHT desnatado, a Piracanjuba oferece achocolatado, creme de leite, leite condensado e doce de leite em sua linha de produtos sem lactose.

Atenção: não pode ser consumido por pessoas com APLV.

 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.

Fontes: Ministério da Saúde e Piracanjuba

 

 

publi

 

 

abrir os presentes durante a festa de aniversário
Postagem anterior
Abrir ou não abrir os presentes durante a festa de aniversário?
Filha, as coisas acabam
Próxima postagem
Filha, as coisas acabam

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Intolerante à lactose ou alérgico a leite