Uma seleção especial de livros para bebês

Não é tão fácil escolher os primeiros livros para bebês

 

Sou leitora voraz, desde pequena. Mas foi como professora de Ensino Fundamental que redescobri a Literatura Infantil. Todos os dias passava na biblioteca da escola para ver as novidades ou conhecer melhor o acervo. E comecei a levar livros e mais livros para casa.

Ao mesmo tempo percebia nas crianças e nas famílias uma certa dificuldade na hora de escolher o próximo livro para ler ou para dar de presente. Foi assim que nasceu o Na Corda Bamba, da minha vontade de ajudar todo mundo a levar um bom livro para casa.

Livros para bebês são sempre uma grande demanda.

Tenho várias amigas com filhos pequenos que me perguntam sobre as melhores opções para essa faixa etária. Nas minhas buscas pelas livrarias, percebi que é muito difícil encontrar livros de qualidade destinados à crianças de 0 a 3 anos.

O que se vê bastante são livros de pano, banho ou aqueles que tem uma pegada mais pedagógica: livros sobre cores, formas, animais, profissões e etc. Apesar de compreender a função desses livros, que geralmente são editados em papéis mais duros ou em formatos que possibilitem o manuseio pela criança menor, acredito que podemos desafiar nossos pequenos leitores e deixá-los construir suas próprias relações com os livros.

Gosto particularmente dos contos de repetição e acumulação. Eles divertem as crianças pequenas e ajudam-nas na construção da linguagem. Além disso, por poderem antever o que vai acontecer, elas se tornam ativas na relação com o livro. E isso enriquece ainda mais o momento da leitura.

Nas minhas resenhas semanais para o Na Corda Bamba procuro postar livros que aliem bom texto a um projeto gráfico de qualidade. Boas ilustrações são essenciais pois chamam a atenção da criança, ajudam na construção da leitura de imagem e do senso estético. Para nós, ilustração é arte.

 

Conheça 5 dicas incríveis de livros para bebês de 0 a 3 anos:

 

Jacaré, não!

Autor: Antonio Prata

Ilustrações: Talita Hoffmann

Esse livro foi diversão à primeira vista. O Jacaré me pegou de jeito com essa boca enorme e esse sorriso faceiro! A Luiza acorda, brinca, almoça, vai para a escola, toma banho, dorme e o jacaré está sempre por ali. Mas como? Jacaré é bicho, não é brinquedo, nem roupa, nem comida!

Esse é daqueles livros que os pequenos vão pedir para contar e recontar até o adulto cansar (ou nem assim).  Mas tudo bem, ele vai render boas gargalhadas. É um conto de repetição. Nesse gênero, as palavras, frases e expressões se replicam, possibilitando a memorização por parte do leitor. E é claro que eles já antecipam o que vai acontecer.

E ainda tem mais! A capa vira um poster enorme com os desenhos do nosso personagem principal! Eu até agora estou cantarolando pela casa: Jacaré?! Jacaré, não!

 

Minhocas comem amendoins

Autores: Andre Telles, Élisa Géhin

Esse também é um livro que vai garantir boas risadas! É umas das minhas indicações preferidas para os menores. Tudo estava na mais perfeita harmonia, até que um dia… uma minhoca comeu um gato. E um passarinho comeu a minhoca que comeu o gato. E alguém comeu o passarinho que comeu a minhoca que tinha comido o gato…E você pode imaginar a confusão que isso gerou. Até que…

Esse é um excelente conto de acumulação, onde uma coisa vai se juntando a outra, a outra até que algo de diferente acontece. E nesse livro (spoiler) alguém vai explodir de tanto comer. É de fazer as crianças enlouquecerem!

Com um ritmo rápido e linguagem simples ele pode ser lido incansáveis vezes. As ilustrações têm cores fortes e desenhos simples, que lembram o traço infantil, aproximando a obra da criança pequena.

 

Eu só só eu

Autoras: Ana Saldanha e Yara Kono

Esse é perfeito para aqueles que estão deixando de ser filhos únicos. Muitas crianças sentem certa ansiedade e ciúme com a chegada de um irmão ou irmã. Percebem que vão ter que dividir o quarto, os brinquedos, a atenção da mãe, do pai. Todo aquele mundo exclusivo está ameaçado para ela.

Mas, como diz o ditado, o coração é de mãe. E a gente sabe que o amor só se multiplica. Que tal usar a literatura para ajudar o pequeno a compreender melhor a novidade da casa?

 

“Meu quarto era só meu

Acordava os dias só eu.

Eu tinha um jardim só meu

E corria na relva só eu.

O balanço – só meu!

Balançava nele só eu. (…)

 

Eu só eu só eu tem um texto simples e curto. As letras são grandes e ilustrações animadas e coloridas. Imagem e texto em perfeita harmonia. Tenho certeza que depois de ler e reler esse livro, a criança vai elaborar melhor a chegada de um irmão.

 

 

Coleção O que é o que é?

Autor: Guido Van Genechten

Uma proposta simples, mas genial. Sempre via esses livros nas prateleiras das lojas, mas não dava nada por eles. No dia em que, cansada de procurar bons livros para bebês, resolvi dar uma chance, sem muita esperança, que grata surpresa! Você abre uma página, dá de cara com um sapo, abre outra aba e o sapo se transforma em tartaruga, que se transforma em lagarta, que vira um dinossauro. Mais uma aba aberta e lá o livro todo aberto em forma de jacaré.

Esse livro, que parece mágica vai encantar os pequenos. Eles podem ir transitando entre vários animais em um simples virar de páginas. As possibilidades são infinitas! Você pode inventar uma história, a criança inventar a dela, ou vocês podem simplesmente brincar de transformar os bichos! A coleção conta com 4 livros, todos de animais.

 

Todo Mundo Boceja

Autora: Anita Bijsterbosch

Esse é dos livros que me pegaram pela capa. Bati o olho e levei pra casa.

Está chegando a hora de dormir e os animais estão ficando cansados. O gato, a cobra, o coelho, todos os animais bocejam mostra seus dentes diferentes e engraçados. Todo mundo boceja é excelente para começar a dar aquele soninho e se preparar para dormir. Nesse livro com abas, os animais abrem suas bocarras exaustos. Com texto pequeno, ilustrações grandes, interativas e bem coloridas, essa é uma super dica para ter em mãos na hora de dormir. Tenho certeza de que todo mundo em casa vai entrar na onda e começar a fechar os olhinhos.

 

Leia mais: como estimular seu bebê de até 1 ano

 

Conheça o Na corda bamba

Site: www.nacordabamba.com
Fb: Facebook/nacordabamba
Instagram: @nacordabamba
Twitter @nacordabambaedu

 

 

Imagem destacada: Daniela Rey

Postagem anterior
Repouso na gravidez: 5 coisas que outras pessoas podem/devem fazer pela grávida
mandando muito bem como mãe
Próxima postagem
5 vezes em que eu tenho certeza que estou mandando muito bem como mãe

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Uma seleção especial de livros para bebês