O sono das mães: quando você vai dormir bem?

O sono das mães fica profundamente afetado com a chegada do bebê

 

Você já sabe que o seu sono será afetado assim que o seu recém-nascido chegar em casa. E que durante um bom tempo vai ser assim mesmo. Bebês mamam em livre demanda, bebês choram de madrugada por que sim, eles demoram a encontrar a própria rotina e isso é motivo de tanto estresse que até casamentos ficam abalados pela exaustão que é ficar sem dormir.

Mas eis que tudo se encaixa. Reza a lenda materna que alguns bebês dormem a noite toda desde sempre, mas em casos mais extremos (como foi aqui em casa), a criança já está desfraldando mas não dorme uma noite inteira ainda. Só que passa. Tudo passa e até sonos intermitentes se ajeitam.

E aí que vem seu problema número dois (milhões novecentos e trinta e três): seu sono ficou péssimo. A casa toda dorme e suas noites continuam mal dormidas. E aí todo mundo descansado e você com palitinhos nos olhos. E a semana toda é assim, até o dia que você desmaia e ninguém sabe o que está acontecendo.

 

O sono das mães fica profundamente afetado com a chegada do bebê

 

E o que está acontecendo é simples. Você não está se cuidando.

Você está tão atabalhoada para dar conta de tudo que não percebe que de todas as bolinhas e pratinhos que está equilibrando, o seu é o que cai com mais frequência. A analogia pode parecer meio ridícula, mas a sensação é essa mesmo: criança, casa, companheiro, emprego, tudo ali equilibrado aos trancos e barrancos, mas é a sua academia que sofre, seus mimos que deixam de existir, sua hora para relaxar que acaba servindo pra fazer a lista de compras, ou arrumar a bagunça do filho, ou para limpar e organizar a geladeira.

Mas você precisa dormir, mãe. Não tem jeito. Ninguém consegue ter saúde se não dormir. Não tem pessoa que emagreça se não dormir direito, não tem imunidade que resista, não tem como ter ânimo e ser feliz se você não dormir.

Eu passei muito por isso. E, a qualquer sinal de desequilíbrio, meu sono é o que sofre primeiro. E, por isso, eu adotei algumas rotinas que funcionaram demais pra mim e espero que possam te ajudar.

 

Atividade física

A qualquer hora do dia, a atividade física contribui para um sono melhor. Aliás melhora tudo, do sono a depressão, aumenta autoestima e a disposição (ih! Rimou).

Beber água

Água é daqueles reguladores de organismo. Beba água com frequência durante o dia e veja seu corpo, aos poucos entrando no ritmo (não beba três litros de uma vez só e sim pequenos goles durante todo dia e noite).

Coloque a si mesma na agenda

Na imensa lista dos afazeres do dia, não deixe de se colocar nela. Café da manhã, academia, almoço com uma amiga. Saber que além de todas as chatices impostas pela rotina atribulada você tem momentos de respiro dá uma calma interior. E paz é o que precisamos pra dormir melhor e sem ansiedades.

Deite todos os dias no mesmo horário

Rotina é importante para o corpo entender melhor as suas necessidades. Quando você deita toda noite no mesmo horário, você está ajudando ele a entender mais rapidamente que está na hora de descansar. No início você vai rolar de um lado para o outro, mas leia um livro, medite, relaxe, sonhe acordada. Logo, logo você vai passar a sentir sono naquele mesmo horário e seu corpo entrando nos eixos.

Dispense os eletrônicos

Celular, tablet, televisão e eletrônicos em geral são péssimos coadjuvantes na sua cama. Estabeleça um horário para desligar da vida online e da telinha pra já.

Chega de apertar o botão de snooze

Aquela mania que quase todo mundo tem apertar automaticamente o botão de snooze pra dormir mais cinco ou dez minutos é péssimo para o sono saudável. O que acontece é que um novo ciclo do sono se inicia, mas não se completa. O ideal é acordar ao primeiro despertar, mesmo que ainda fique de preguiça um pouco mais e não se levante imediatamente, mas esteja desperta. Você vai perceber, quase que imediatamente, que aquela lombeira vai te deixar e uma sensação de disposição quase imediata vai tomar conta do seu organismo.

E se nada der jeito?

Minha recomendação são terapias alternativas antes de medicação. Acupuntura e Barras de Access, seguida dessas regrinhas de ouro foram o que colocaram meu sono em ordem. Hoje em dia, meu normal é fazer Victoria dormir as 22h, eu já fico deitada e lá pras 23h meu sono vem. Acordo naturalmente antes das 7h e fico na cama igual gata, depois tomo café na cama na maior paz e só levanto mesmo lá pras 8h ou 8:30h. Claro, que nem todo dia dá certo. Mas, na maioria das vezes tá funcionando bem e eu consegui me livrar da medicação.

 

Boa noite 😊

 

 

maternidade é imprevisto
Postagem anterior
Maternidade é improviso
Próxima postagem
5 quadrinhos para imprimir (de graça) para o quarto

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O sono das mães: quando você vai dormir bem?