3 coisas que você PRECISA saber sobre o teste do pezinho

O Teste do Pezinho é um exame rápido, gratuito e obrigatório por lei. Através das gotinhas de sangue coletadas no calcanhar do recém-nascido, é possível detectar, antes de os sintomas aparecerem, uma série de condições que podem causar a Deficiência Intelectual ou comprometer a qualidade de vida da criança. Para que a prevenção seja possível, o exame deve ser realizado entre 48 horas até o quinto dia de vida do bebê.

 

O teste do pezinho gratuito detecta seis doenças, mas existem testes do pezinho mais completos capazes de detectar até 50 doenças, mas eles são pagos

Muitos pais só descobrem que é possível fazer um exame mais completo na maternidade, depois que o bebê nasceu, sem terem se planejado financeiramente para isso. O valor do teste do pezinho ampliado pode pegar muita gente de surpresa, mas vale o investimento. Cada hospital possui um valor diferente para o exame, se informe antes. Coloquem isso no orçamento da família desde a gravidez. Se a grana estiver apertada, peça contribuições para o teste do pezinho no chá de bebê.

A Apae de São Paulo oferece, além do Teste do Pezinho Básico, que detecta seis doenças, o MAIS e o SUPER, que juntos identificam até 48 doenças. Em 2016, também foi incorporada a triagem para Imunodeficiências Combinadas Graves (SCID) e Agamaglobulinemia (AGAMA), doenças genéticas do sistema de defesa, somando 50 doenças.

Teste do Pezinho Básico: é obrigatório e gratuito em todo o país. Identifica, no Estado de São Paulo, as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Teste do Pezinho MAIS: além do que se detecta no teste Básico, inclui mais quatro diagnósticos: Deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose Congênita.

Teste do Pezinho SUPER: é o único a triar 48 doenças e um dos mais completos testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas em Tandem – MS/MS.

Teste do Pezinho para SCID e AGAMA: detecta um grupo de doenças genéticas graves nas quais não há produção de células de defesa T e/ou B nem de anticorpos protetores.

Para vocês terem uma ideia, na Austrália e no Canadá o teste do pezinho já detecta mais de 130 doenças!

Por que é tão importante realizar o teste do pezinho até o 5o dia de vida?

O objetivo da realização do Teste do Pezinho no tempo correto é diagnosticar os bebês antes que os sintomas apareçam. para que a prevenção de doenças seja possível. Muitas delas não têm cura, mas quando o tratamento precoce é iniciado, há um importante impacto na qualidade de vida da criança e, em alguns casos, é possível a prevenção da deficiência intelectual.Quando o teste é realizado depois do sétimo dia de vida, as chances de obter o diagnóstico de algumas doenças diminuem.

O prazo mínimo de coleta com 48 horas de vida é necessário para que o bebê tenha tomado quantidade suficiente de proteína, cerca 2g /kg/dia, seja por leite materno, fórmula dietética para idade ou nutrição pela veia.

 

O que fazer quando há um resultado positivo?

Em primeiro lugar, mantenha a calma! A suspeita não significa um resultado positivo, e sim que um novo exame será necessário para a confirmação.

Quando há um resultado positivo, a criança é reconvocada para fazer um novo teste. Infelizmente, muitos pais não comparecem ao laboratório para a recoleta, o que é altamente perigoso e pode comprometer o futuro da criança. Fique atento. Caso tenha recebido um contato do laboratório após a realização do teste do pezinho é muito importante comparecer quando solicitado para repetição do teste. Confirme o prazo para realização e não esqueça dos documentos solicitados.

 

Saiba mais sobre o teste do pezinho no vídeo Junho Lilás:

 

*Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

mãe também é mulher
Postagem anterior
Mãe também é mulher
furar a orelha das bebês
Próxima postagem
Furar ou não furar a orelha das bebês?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

3 coisas que você PRECISA saber sobre o teste do pezinho