Doenças de pele infantis

A Sociedade Brasileira de Dermatologia lista as principais doenças da pele em crianças

 

Doenças de pele podem passar despercebidas no meio de tanto hematoma e arranhão #quemnunca. Mas a verdade é que devemos ficar atentos a proteção da pele das nossas crianças, afinal é o maior órgão do corpo humano.

A gente fica preocupado somente com o piolho sendo transmitido de cabecinha em cabecinha nas escolas, mas muitas doenças de pele são altamente contagiosas (e muitas muito desconfortáveis) e podem ser transmitidas durante o contato com os amiguinhos no ambiente escolar.

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia listou as principais doenças da pele e do cabelo que as crianças contraem e são contagiosas:

 

doenças de pele infantis

 

Pediculose (Piolho)

Conhecida popularmente como piolho, é uma doença parasitária causada por insetos sugadores de sangue que vivem e se reproduzem na superfície da pele e dos pelos. É importante a família saber que as crianças não devem ir de cabelo molhado para a escola, porque a umidade e a aglomeração de indivíduos favorecem a infestação do piolho. Portanto, o ideal é que os cabelos sejam lavados ao final do dia. As crianças de cabelos compridos devem ir à escola com os cabelos presos. É importante orientar as crianças para não compartilharem objetos de uso pessoal como escovas de cabelo, pentes, arcos e bonés.

Micose

São infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e o cabelo. A transpiração, o calor e a umidade são alguns fatores que favorecem o surgimento das micoses superficiais. É necessário que os responsáveis prestem atenção se as crianças estão fazendo uma higiene adequada, principalmente os adolescentes que costumam “se virar sozinhos”.

Pitiríase Versicolor (Pano Branco)

É um tipo de micose oportunista causada por uma levedura, encontrada com elevada frequência no couro cabeludo e em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas. É comum nos climas quentes e úmidos, em pacientes com peles oleosas ou que fazem uso contínuo de produtos oleosos. O indivíduo muitas vezes já está com essa doença consigo, e, quando ele se bronzeia, percebe essa característica de manchas arredondadas ou ovais, ou muitas vezes de aspecto geográfico, geralmente brancas e menos comumente rosadas. A família deve ficar atenta aos sintomas na criança e procurar um dermatologista para cuidar.

Molusco

Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. As lesões são formadas por elevações translúcidas, com certo brilho e com umbilicação (depressão) central. É auto inoculável e pode apresentar auto inoculação pós-trauma, por isso deve-se evitar coçar e mexer nas lesões por conta própria. Nesses casos, os pais precisam procurar um dermatologista para tratar com medicamentos ou remover essas lesões.

Impetigo

É uma infecção bacteriana superficial da pele, altamente contagiosa, e muito comum na face ou extremidades da pele de crianças. O verão é a estação propícia para o desenvolvimento do impetigo. O calor e a umidade favorecem a instalação e o desenvolvimento dos agentes infecciosos. Outros fatores como queda no sistema de defesa do organismo, ferimentos superficiais na pele (arranhões e pequenos cortes), picadas de insetos ou mesmo lesões de pele de outras doenças pré-existentes (como a dermatite atópica) podem servir de porta de entrada para a bactéria e manifestação da doença.

Alergia

É comum que meninas utilizem maquiagens, pintem os cabelos e as unhas. Mas, a pele das crianças tende a ser mais fina e porosa do que a dos adultos. E por isso absorve mais os produtos e tem maior risco de apresentar reações alérgicas graves em contato com algumas substâncias químicas. Por isso, a SBD recomenda que os pais permitam apenas os produtos infantis e específicos para a faixa etária dos filhos.

“A escola é essencial na educação da saúde e pode ser parceira na proteção da pele das crianças. Uma dica é orientar as famílias a observar se as crianças estão com a pele comprometida”. informa a Dra. Ana Mósca.

A melhor forma de evitar as doenças de pele é a prevenção! Converse com o seu médico dermatologista, para saber que tipo de tratamento é melhor indicado para você! Encontre um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

 

Imagem destacada: shutterstock

como educar meninos
Postagem anterior
Como educar meninos para que eles não cresçam machistas em 7 lições
O que os filhos de pais separados realmente sentem
Próxima postagem
O que os filhos de pais separados realmente sentem

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Doenças de pele infantis