Essas são as coisas que você não deve dizer sobre bebês

Mulheres aguentam ouvir de tudo um pouco sobre o próprio corpo, a própria vida e, claro, sobre a própria maternidade. Mas ninguém merece ouvir bobagens sobre bebês

A gente passa a gravidez inteira ouvindo pitacos desnecessários. O puerpério é um eterno revirar de olhos para opiniões alheias. E a gente vai aguentando. Até alguém resolve falar do nosso bebê. Aqui vai uma lista de coisas que não se deve dizer sobre bebês. Para mães leoas compartilharem (e certas pessoas vestirem carapuças).

esse bebê está muito gordo (ou muito magro)

Quem tem filho sabe que o primeiro ano é tomado por pesagens e medidas da criança. Mães e pais costumam saber exatamente quando o seu bebê pesa e o quanto ele engordou (ou emagreceu no último mês). Cuidadores sabem quando, em casos extremos, o bebê precisa ganhar ou perder peso.

E por que esse comentário “inocente” incomoda tanto? Porque você nunca sabe qual é o caso daquele bebê – e se tem solução. A mãe pode estar sofrendo com a amamentação, com complementos ou com a introdução alimentar. O bebê pode ter ficado doentinho recentemente. Pode ser apenas a propensão genética daquela criança.

Mesmo assim, mes-mo as-sim, mães de bebês vivem ouvindo que seus bebês estão gordos ou magros demais. Sempre com toques de julgamento, sempre despejando um pouco mais de culpa sobre a gente.

>>> 5 coisas que não se deve dizer a mães de recém-nascidos <<<

sobre bebes
Jodie Stallard no Unsplash

ele vai sentir muita saudade quando você for trabalhar

Eu queria entender qual é o prazer das pessoas, principalmente das que não têm bebê, em provocar culpa nas mães. Pra quê dizer isso? Ele vai sentir saudade, vai sentir falta, mas mamãe tem que trabalhar, querido. O bebê vai acostumar e, juntos, vamos aproveitar melhor nosso tempo.

Há algumas coisas que não dá pra deixar de fazer “só” porque o bebê vai sentir saudades. Além disso, ele precisa entender que existem outras pessoas que podem cuidar dele, que sentem carinho por ele. Mamãe não precisa ser a única responsável por esse serzinho no mundo.

Se tem uma coisa que você, ser sem filhos, precisa saber sobre bebês é que eles sobrevivem e lidam com esse tipo de coisa melhor do que adultos.

por que seu bebê não engatinha? nessa idade o bebê da fulana já engatinhava

Alguns bebês demoram mais para desenvolver certos aspectos do que outros. Isso é um fato. Não quer dizer que ele esteja atrasado. Não quer dizer que exista algum problema. Apontar defeito no filho dos outros é no mínimo indelicado. Comparar com o bebê da fulana, seja ela quem for, é cruel.

Vamos evitar falar coisas que pareçam acusações de falha por parte das mães? Meu bebê não precisa cumprir as suas expectativas sobre o desenvolvimento dele. E mais: ele não vai ser uma pessoa melhor se engatinhar ou falar ou andar mais cedo do que deveria.

sobre bebês
foto Priscilla Du Preez no Unsplash

tudo bem ele não falar ainda, cada criança tem seu tempo

Assim como tem sempre alguém com um pitaco de como “melhorar” o seu bebê, tem sempre alguém que vai apontar pra sua preocupação e dizer que ela não tem validade. Pois é. Eu sei que cada criança realmente tem o seu tempo. Mas se a mãe está preocupada, ouça a mãe.

Mães costumam ser as melhores “tradutoras” dos seus bebês. Elas os conhecem como ninguém pois estão lá desde o marco zero de desenvolvimento. Cada criança tem um tempo de desenvolvimento, mas mães atentas conhecem os marcos e os sinais críticos. Então, se elas estão com medo de alguma coisa estar errada, é para você ouvir e dar a mão para os próximos passos. Nada de desconsiderar e mandar ela ter calma.

O que mais você acha que não se deve dizer sobre bebês?

Postagem anterior
SMILF: série imperdível sobre a maternidade solo
Próxima postagem
Sonho de consumo realizado: vacina em casa

1 Comment

  1. 21 de Maio de 2018 at 11:41 — Responder

    Post Excelente!!!

    Eu tenho um filho com 1 ano e 6 meses de idade, e se tem uma coisa que deixa eu e minha esposa muito chateada, é quando alguma pessoal comenta sobre o desenvolvimento da fala do nosso filho, dizendo que já era para ele estar falando de tudo.

    Nunca digam isso sobre um bebê para os seus pais.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Essas são as coisas que você não deve dizer sobre bebês