A idade do pai na hora da concepção também importa

Coluna Gravidez depois dos 35 anos

 

Quando pensamos nas dificuldades e riscos de engravidar e ter filhos depois dos 40 anos, as atenções recaem exclusivamente sobre a idade da mulher. Poucas são as pessoas que se preocupam com a idade do pai. Porém, estudos recentes mostram que a idade dos homens também importa quando o assunto é reprodução.

Estudos mostram que a idade do pai no momento da concepção pode afetar sua fertilidade em três diferentes maneiras:

  • Quanto mais velho o pai, mais difícil é conceber um bebê.
  • Abortos espontâneos são mais frequentes quando o pai é mais velho
  • A idade avançada do pai pode causar problemas de saúde na criança também. (E mais, estudos mais recentes mostram que problemas genéticos e doenças como câncer infantil, esquizofrenia e autismo estão mais associados à idade do pai do que da mãe.)

 

Homens também têm um relógio biológico?

idade do pai

Apesar de não ser consenso no campo científico, muitos pesquisadores defendem que os homens possuem o tal do relógio biológico também. Porém a linha do tempo deles é diferente da nossa. Enquanto a fertilidade feminina começa a diminuir gradualmente por volta dos 35 anos e fortemente a partir dos 40, nos homens, a mudança parece ocorrer aos 40/50 anos. Mas essa faixa etária também varia de pesquisa para pesquisa.

Enquanto as mulheres nascem com um número finito de óvulos, os homens continuam a produzir espermatozoides ao longo de toda a vida – o que torna possível que eles tenham filho depois dos 60 anos, ao contrário da grande maioria das mulheres. Porém a testosterona diminui com a idade e pode levar a diminuição da libido e disfunção erétil. Com a idade, a quantidade e a qualidade genética do esperma também diminui.

 

Planejando a paternidade

 

Os pesquisadores dizem que as novas descobertas científicas não são suficientes para desencorajar pais em idade avançada que estão tentando ter filhos. Apesar dos riscos aumentarem com a idade, eles ainda são baixos. Mas o estudos trazem uma mudança social importante ao tratar do assunto e fazer com que mais homens cuidem da saúde e planejem a paternidade.

Se os homens desejam ter filho mais tarde, por exemplo, eles também podem se congelar sêmen para o futuro, como tantas mulheres congelam seus óvulos A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva recomenda que os doadores de esperma, idealmente, tenham menos de 40 anos para diminuir os riscos causados pela idade.

Falar sobre o assunto é muito importante para que mais médicos falem sobre a fertilidade masculina. E também para que a responsabilidade sobre o momento certo de ter filhos não recaia somente sobre as mulheres.

 

Leia as outras colunas:

Maternidade tardia: Saiba quais são seus riscos e benefícios

Gravidez depois dos 35 anos: Post número 1

 

Photo by Caleb Jones on Unsplash
Postagem anterior
Quando você sabe que quer um novo bebê?
aborto espontaneo
Próxima postagem
O que dizer para uma amiga que sofreu aborto espontâneo?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A idade do pai na hora da concepção também importa