Crianças têm lugar para tudo: pra comer, dormir e até mesmo aquele cantinho na área de serviço que já é forrado de propósito pra suportar o pequeno artista e suas massinhas e tinta guache. Mas são raros os cantinhos da casa dedicados exclusivamente à leitura, seja para os adultos ou para as crianças.
Eu não sei vocês, mas eventualmente acostumei a ler deitada na minha cama, mas acho que se tivesse uma tenda de princesa com almofadas ultra confortáveis eu seria mais feliz, arrumaria mais tempo e minha lombar sofreria menos. E como ser mãe é sobretudo querer o melhor pro filho, pensei em pegar um espaço na minha sala que é subutilizado e fazer um canto de leitura pra Victoria. Uma amiga me mandou uma linda foto pelo Facebook (a que está destacada acima) e a ideia para esse post partiu dela. E aqui estão as minhas inspirações para fazer o nosso cantinho da leitura:
crédito da imagem: Small Friendly
O cantinho da leitura não precisa ser muito grande. Uma quina do quarto e um colchão forrado com um tecido lindo já faz a diferença. E aí é só completar com a magia: uma cortina colorida fazendo às vezes de tenda. Uma outra ideia é comprar um mosquiteiro pronto e decorar com borboletas, miçangas, flores e um pouco de brilho.
Crédito da imagem: Like Neely Ohara
Tenda em tecido listrado com almofadas combinando e tapetes pra aquecer (nem pense nisso se a criança for alérgica) é garantia de horas de leitura e muita diversão!
Crédito da imagem: To Crave
Eu absolutamente adorei essa ideia, embora não para um canto de leitura para crianças (afinal elas não alcançam os livros). Mas aqui em casa padecemos de um problema: livros demais! Filha de editora, acumuladora de livros é. Ela ganhou coleções completas das minhas amigas editoras; herdou livros dos tios, da avó e claro, da mãe. Eu, por minha vez, já tinha uma bela coleção de livros infantis antes mesmo dela nascer. Sentiu o drama? Então o que eu pensei foi fazer essa imensa parede de livros do chão ao teto no meu corredor e fazer rotação. O que acham?
Crédito das imagens: Balancing Home + Mamma Pappa Bubba
Ambas as fotos são inspirações perfeitas pra quem tem um pequeno armário desativado. Apesar que no cantinho azul tem roupa num cabideiro alto, viram? Eu adorei essa cortina cheia de babados e as letras em tecido do quarto rosa.
Crédito da imagem: Jenny GR
Mesmo quem só tem uma mesinha com cadeiras e estante simples pode fazer o espaço ficar aconchegante, né?
Crédito da imagem: Jocelyn Costis
Eu imagino que essa cama de lua não deve caber uma criança por muito tempo, então não parece ser algo prático, mas não é ridiculamente lindo?
Crédito da imagem: These moments of mine
Perfeito para quem tem um quarto grande em dois ambientes, ou uma varanda larga que possa ser fechada. Esses almofadões no chão são sempre gostosos pra quartos infantis. Afinal, qual criança fica sentada em alguma superfície por muito tempo?
Crédito da imagem: Indulgy
Um balanço como cantinho de leitura. A versão tupiniquim seria uma rede cheia de almofadas e o mesmo banquinho. Preciso! (pra mim)
Crédito da imagem: Pinja Colada
E, por fim, a imagem que inspirou esse post. Um esqueleto de casinha de bonecas, com conforto e iluminação própria. Pode ser mais apaixonante?
5 Comentários
Lindosssssssssssssssssssssssssssssssss
Adorei!
Que bacana! Já vi tantas pessoas se preocuparem com um milhão de coisas, mas essa de pensar em espaços para leitura foi genial. Obrigada pelas dicas.
Joelma, eu achei bárbaro também estou aqui planejando aonde fazer o cantinho da família. Beijo
quero aquele terceiro pra cima