A primeira bicicleta a gente nunca esquece. E a primeira vez que a gente anda com o filho de bicicleta também não. Dá um medo, um frio na barriga, que até parece que estamos aprendendo a andar de bicicleta pela primeira vez. O ponto de equilíbrio, que antes era atingido automaticamente, muda e nossas preocupações e cuidados aumentam. E, para completar o novo cenário, temos como carona uma criança que pode ter comportamentos imprevisíveis: desde uma soneca repentina até te dar um susto ao apontar efusivamente um cachorro fofinho.
Antes de começar o passeio, é imprescindível ter todos os itens de segurança:
Cadeirinha
O tipo de cadeirinha a ser usada depende da idade e do peso da criança. Infelizmente, não existem normas da ABNT ou do Inmetro para cadeirinhas de bicicleta.
Os modelos de cadeirinha dianteiras são indicados para crianças até 15kg – geralmente usadas a partir dos 9 meses até aproximadamente 3 anos. Uma dica legal que eu vi no site Bike Legal é colocar um acolchoado na barra da frente ou um travesseirinho de pescoço como uma proteção extra no caso de um cochilo. (Se a criança dormir, o cuidado na direção deve ser redobrado).
Baby Bike da marca Kalf
Entre os modelos de cadeirinha traseira existem esses dois, também da marca Kalf:
A Kid Bike é indicada para crianças capazes de sentarem sozinhas com segurança até 15kg:
E a Fun Bike aguenta crianças até 22kg.
Ambas devem ser fixadas no bagageiro.
Se a sua bicicleta não possui bagageiro, existem alguns modelos disponíveis no mercado que podem ser fixadas no quadro da bicicleta, como essa da marca Thule, que aguenta até 22kg:
E essa da Polisport:
É muito importante checar se a cadeirinha é compatível com a sua bicicleta antes da compra. E se você for comprar uma bicicleta para o transporte de crianças, converse com o vendedor a respeito.
Capacete
Além da cadeirinha, pai e filho devem estar com capacetes apropriados. Veja alguns exemplos de capacetes infantis com links para as lojas onde eles possam ser encontrados:
O site Criança Segura traz uma boa orientação para a compra do capacete infantil:
“Tenha certeza de que o capacete de bicicleta esteja em bom estado de conservação e procure o selo de certificação do Inmetro dentro do capacete ou na caixa. Não existem normas brasileiras de certificação para capacetes de bicicletas, mas é possível buscar pelo menos a certificação como brinquedo. O capacete deve se encaixar no topo da cabeça da criança, cobrir sua testa, não balançar para frente e para trás, nem para os lados. Leve sua criança à loja para experimentar os capacetes antes de comprar um. Garanta que o capacete seja usado com as tiras ajustadas e afiveladas sob o queixo.”
Outras dicas importantes:
- Evite andar com as crianças em horários de muito calor;
- Comece com distâncias curtas e treine em lugares pouco movimentados até adquirir segurança para passeios mais longos;
- Leve sempre uma garrafa de água;
- Dirija com cuidado e defensivamente. No site Vá de Bike, você encontra um resumo do que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas.
Bom passeio!
*Crédito da imagem em destaque: Kalf
Sem Comentários