Estou sempre aprendendo com o método Montessori. Embora não tenha adotado o método formalmente no meu lar, me fascina a possibilidade de introduzir certos conceitos na forma como eu crio a Victoria, sobretudo o que for ligado à independência dela em casa.
Minha porta de entrada foi o grupo Montessori para Mamães do Facebook. Embora não seja uma mãe ativa no grupo, estou sempre de olho nas soluções que essas bravas mulheres acham para criar seus filhos. E foi lá que eu conheci o site do Gabriel, chamado Lar Montessori, que indico como a fonte mais embasada do trabalho realizado por Maria Montessori.
Meus estudos atuais estão se concentrando no brincar. Mais especificamente para crianças na idade da Victoria (após 4 anos), que já superaram o brincar com blocos, construção e formas, e estão mais interessadas em jogos mais elaborados. Ela está na fase de imitar a realidade dos adultos e a própria realidade, brincando de mãe e filha, de casinha, de professora com as bonecas, de comidinha e afins. Apesar de ligadíssima em personagens e desenho animado, ela prefere jogos educacionais que falem de letras, números, problemas de matemática, quebra-cabeça, jogo da memória e estimulem o raciocínio e o aprendizado na língua inglesa. E eu quero entender a visão Montessori nessa fase que ela está vivendo e como posso orientá-la melhor.
Em breve, pretendo concluir as minhas pesquisas e partir para escrever um post compartilhando o que aprendi. Mas enquanto isso ainda não é possível, eu queria apresentar aquilo que já pesquisei e apliquei em casa de forma que vocês possam também se inspirar nesse fascinante universo que é o Montessori.
Uma iniciação à prática montessoriana
http://mundoovo.com.br/2014/minha-iniciacao-metodo-montessori/
Tentamos trazer aqui uma visão um pouco mais ampla do conjunto de teorias que rege o método montessoriano.
Montessori na cozinha
http://mundoovo.com.br/2014/montessori-na-cozinha/
A partir dos dois anos a criança já pode circular mais ativamente na cozinha e com isso nós nos libertamos de algumas amarras e passamos a ter uma criança mais independente e participativa na hora dos lanches e refeições principais.
O beabá do quarto montessoriano
http://mundoovo.com.br/2013/quarto-montessoriano/
No meio de tantas ideias que estão sendo compartilhadas na Internet, em sites especializados e grupos no Facebook, ficamos com vontade de apresentar, em linhas gerais, como você pode adaptar o quarto do seu filhote usando alguns, ou todas as soluções montessorianas.
Como fazer uma cama em forma de casinha
http://mundoovo.com.br/2014/como-fazer-uma-cama-em-forma-de-casinha/
Neste post eu apresento o projeto de cama montessoriana em forma de casinha que eu fiz para a Victoria com um engenheiro, um projetista e um marceneiro. O projeto está detalhado no post, com fotos e o desenho disponível para download gratuito. Aproveite!
Se você gostaria de saber alguma coisa específica sobre Montessori, pergunta nos comentários e eu terei prazer em incluir nas minhas próximas pesquisas.
Imagem destacada Shutterstock
1 Comment
Bom dia !! Minha pequena completou 1 aninho e gostaria de fazer o quarto dela montessoriano …meu marido aqui tá loko pois o atual dela montei bem de bebe e disse q ela usar até os 5 kkk …mas tô apaixonada pelo método montessori ….’minha dúvida é o q colocar de moveis tipo será q o espelho e a barra agora q ela já tem 1 aninho é preciso? E até q idade vou usar o quarto montessoriano