Tá certo que na hora da ceia, lá pela meia-noite, o seu bebê não vai estar acordado para jantar com a família. No máximo vai rolar um leitinho, mas isso não é desculpa para deixar de oferecer uma ceia de Natal ao seu pequeno gourmet. A minha sugestão é uma adaptação do que você já deve oferecer na ceia regular, portanto, não precisa se descabelar e nem me xingar.
Para os pequenos bem pequenos eu sugiro uma sopinha com lentilhas, tomate e peru, que nada mais é do que uma adaptação da receita “Chilli com carne da Dinda”, que tem lá no meu livro Aventuras Gastronômicas de uma mãe de primeira viagem, e como sobremesa um sorbet de manga (tá na época).
Os mais velhos podem comer o peru desfiado ou em pedaços com souflê de batata baroa e queijo, ou até mesmo um strogonoff de peru, e de sobremesa uma deliciosa salada de frutas com sorvete de creme (oops!).
Sopa de Natal
Ingredientes:
- 300g de lentilha seca
- 300g de peru já assado e desfiado (ou 500g de peru moído)
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola média picada
- 1/2 xícara de alho-poró
- 2 latas de tomate pelati
- sal
Modo de fazer:
1) Se você comprar a carne de peru crua.
Numa panela antiaderente ou com um pouco de azeite, cozinhe o peru moído com um pouco do alho-poró e uma pitada de sal. Retire a carne da panela.
2) Com o peru já pronto (seja assado ou já com o passo 1 feito).
Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola picada e o alho-poró. Quando a cebola estiver transparente, adicione a lentilha e o sal. Deixe refogar bem e acrescente os tomates e água que baste até cobrir o que já está na panela. Mexa bem e junte o peru após a lentilha ficar cozida.
Sorbet de manga
Ingredientes:
- manga madura em cubos
- água se necessário
- raspas de laranja
Modo de fazer:
Retire toda a polpa da manga, espremendo inclusive o caroço. Bata no mixer até virar um suco bem espesso. Misture 1/2 colher de chá de raspa de laranja, tampe o recipiente e leve ao freezer por uma hora. Então, retire do freezer e bata novamente com o mixer; repita esse procedimento por pelo menos mais três vezes e depois despeje em formas de gelo. Se preferir, pode colocar em formas picolé, mas em quantidade que seja adequada para o seu filho comer. Para mães que, como eu, ainda não compraram as formas de picolé, você pode passar papel-filme duas vezes e cortar no centro de cada cubo para espetar o palito – coloque a forma dentro de um saco plástico para não criar cristais de gelo por causa desse furinho.
Abaixo coloco uma galeria fofa de bentos natalinos para te inspirar.