Manga – Alimento do mês

O alimento do mês é a MANGA. Uma das minhas frutas prediletas, que tem nos meses de dezembro e janeiro o melhor da sua produção.

Os tipos de manga mais conhecidos são a espada, haden, tommy, carlotinha e rosa, mas a minha pesquisa me mostrou que existem mais de 500 tipos no mundo, de formatos e tamanhos diferentes, proporcionando uma grande experiência em termos de sabores.

Como selecionar e armazenar:

Como são vários tipos de manga, o importante é verificar a integridade da casca ou pele. Consistência firme também é um ótimo indicador.

Uma dica importante: nem sempre uma manga já muito cheirosa está madura, a manga já é cheirosa por sua natureza. As mangas já maduras devem ir lavadas para a geladeira. Se preferir já corte e deixe fatiada em potes plásticos com tampa. As do tipo carlotinha e espada são um convite a bagunça e respingos.

Rx Nutricional

Muitas pessoas não escolhem a manga como fruta por achar que ela é muito calórica. Saiba que ela fornece em média 70kcal por 100g de fruta, mas como são frutas  grandes, você acaba ingerindo o dobro disso no final das contas. Porém, ela dá um tanto de saciedade, diminuindo a sensação de fome.

Se você estiver interessado em saúde e bem estar, a manga pode proporcionar muitos benefícios. Ela é rica em betacaroteno, que é um excelente antioxidante importante na prevenção de diversas doenças. Alguns estudos recentes mostram que os antioxidantes contidos na manga oferecem proteção contra diversos tipos de câncer (mama, cólon, próstata e leucemia).

Rica em fibras, a manga ajuda a regular a função intestinal. No quesito vitaminas, ela é rica em vitamina A. 100g da fruta já oferece 25% da quantidade diária do que devemos consumir. Sendo ainda boa fonte de vitamina C e as do complexo B, especialmente a B6. Rica em potássio e com baixo teor de sódio, ajuda na manutenção na pressão arterial.

Muitos atribuem ainda o fato de a manga ser um excelente diurético e também expectorante.

Dicas de como preparar:

Soma-se a tudo isso, o fato de que a manga pode ser utilizada das mais diversas formas. Ela vai do molho (um delicioso chutney), passando pela salada, sucos, sorvetes, mousses e cremes, ou ainda pode ser consumida na sua forma mais simples. Todas são uma ótima pedida.

Um pouquinho de história:

Momento você sabia. A manga é a fruta nacional da Índia, do Paquistão e da Filipinas; oferecida como grande presente a Ganesha. As folhas da mangueira são utilizadas como decoração nas portas das casas durante os festejos de um casamento.

 

 

Crédito de imagem: lynn.gardner

Postagem anterior
Planejando as férias dos filhos
Próxima postagem
NY (no frio) com uma menina de dois anos: manual de uso

1 Comment

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Manga – Alimento do mês