Mais festas, menos lixo!

Saldo final da festa: Menos lixo!

Quando planejamos uma festa logo imaginamos lindas embalagens cheias de detalhes e super fofas. Não nos damos conta do impacto ao meio ambiente e no volume de lixo que produziremos no final da linda comemoração…

Vamos pensar juntas em como reduzir o lixo, economizar dinheiro e ainda deixar sua festa cheia de dicas criativas e sustentáveis? Não sou especialista neste assunto, mas usarei um pouco das minhas idéias e soluções de custo reduzido para ajudar.

1) Muitas embalagens chegam em nossa casa todos os dias e podemos sim reutilizá-las, basta usar um pouquinho de criatividade. Seguem algumas das que não jogo fora, mesmo que meu marido implore!

  • Vidros com tampa: eles são demais! Podemos utilizá-los como vasos para flores ou ainda embalagem de lembrancinhas para adultos. Epa, mas eu não consigo ter 40 vidrinhos iguais para lembrancinhas! Mas, eles precisam ser iguais? Inove!

 

  • Caixas de papelão de produtos eletrônicos: embalados eles podem ser transformados em suportes para bolo e docinhos, etc. As caixas menos resistentes podem ser utilizadas como moldes, para construir a base das letras decoradas ou até mesmo como peso para balões. As caixas maiores podem servir como parte da decoração da mesa principal, ou até mesmo como a própria mesa.

 

  • Latas de leite: estas são transformadas em excelentes centros de mesa, basta um rótulo charmoso e pronto! Podem também servir como embalagem para lembrancinha.

 

  •  Latas de conservas pequenas: excelentes para servir frutas, criar brincadeiras ou ainda como embalagem para lembrancinhas menores. Se transformam quando são pintadas, encapadas ou ainda quando você usa um rótulo bem criativo.

 

 

2) Reutilizando coisas que você tem na sua casa. Na primeira visita que faço a uma cliente para fechar os detalhes de uma festa em casa, vasculho todos os utensílios, louças, caixas, móveis e até brinquedos que eu possa colocar na minha decoração. Além de uma solução economicamente correta acho que a festa tem que ter parte da história familiar contida nela.

  • Caixas para brinquedos: elas são ótimas para decorar a frente da mesa ou até utilizá-la sobre a mesa.
  • Louças: vc não precisa ter lindos pratos para bolos para conseguir um efeito incrível na sua mesa. Um prato comum, porém bonito, pode ser elevado utilizando um copo, xícara ou taça de sorvete.
  • Saber olhar as coisas além do que elas dizem: um estrado de cama pode ser transformado em um fundo para mesa; um banco pode ser um mesa principal para crianças pequenas, por ser mais baixo e dar mais autonomia; um criado-mudo pode ser uma opção para o apoio das lembrancinhas.
  • Livros antigos: vc já pensou em utilizar livros antigos como lembrancinhas? Com uma dedicatória do aniversariante, é claro!
  • Toalhas de mesa e lençóis: são excelentes, principalmente se vc puder customizá-los!

 

3) Fugindo do excesso de lixo. Algumas medidas simples podem fazer a diferença:

  • Os dispensers para sucos e  água são figurinhas comuns por aqui.  Ah, mas eu não tenho um dispenser lindo… Vc pode utilizar a idéia de garrafas para água comuns, com tampas. Esta alternativa tira a independência das crianças, mas é uma saída fácil e ecologicamente correta.
  • Eliminar os copos descartáveis também é fundamental. Prefira utilizar copos de plástico duro, os quais possam ser lavados após a festa.  Não se esqueça de personalizar, para que crianças e adultos não percam seus copos.
  • Inovar é sempre muito legal! Copinhos de brigadeiro de colher, bisnagas de alumínio, push-ups, talheres e pratos de plástico podem ser substituídos. Seja cautelosa no momento de utilizar estes itens e procure sempre uma solução para substituí-los ou de repente abrir mão deles. As guloseimas podem vir em saquinhos de tecido, use brigadeiro enrolado ou ainda em pequenas embalagens que possam ser lavadas e reutilizadas.

 

Bem, estas são algumas dicas que vc pode reproduzir na sua próxima festa. Algumas delas são mais facilmente adequadas em eventos pequenos, outras exigem um pouco mais da sua mão-de-obra…

O importante é tentar preservar ao máximo e quando fazemos isso o nosso bolso também agradece… e muito, acredite!

 

Beijos e te espero na nossa próxima festa!

Bonecos de pintar
Postagem anterior
Bonecos de pintar
Próxima postagem
San Diego Zoo

10 Comentários

  1. 18 de setembro de 2012 at 14:21 — Responder

    Adorei as idéias, também acho muito importante reciclar e reutilizar o que for possível. Ficou tudo lindo!
    * Por favor apaguem a mensagem anterior, meu nome ficou errado. Obrigado * 🙂

  2. Fabiana Guedes
    18 de setembro de 2012 at 15:46 — Responder

    nossa muito lindo amei os vidrinhos na parede.. ótima dica obrigado

    • 19 de setembro de 2012 at 12:25 — Responder

      Fabiana, comece a guardar os seus vidros em casa tb!!! Eles sao otimos!!! bjs, Erica

  3. 18 de setembro de 2012 at 22:30 — Responder

    Uau! Amei as dicas! Super criativas e ecológicas…rs bjs Camila Vaz

  4. 19 de setembro de 2012 at 12:26 — Responder

    Camila, sao dicas simples, mas que fazem a diferenca, nao eh? bjs, Erica

  5. Carolina
    23 de setembro de 2012 at 5:01 — Responder

    Erica adorei as suas ideias, eu gosto de reutilizar minhas coisas, minhas festinhas ficam unucas e nem preciso gastar muito dinheiro umavez que nem tenho, entao caixas papelao papel,garrafinhas passa muito bem.um abraco e continue smepre assim, vou te seguir na face

    • 24 de setembro de 2012 at 10:21 — Responder

      Seja bem vinda Carolina!!!
      Adoro trocar idéias!!!
      bjs e volte sempre

  6. 30 de junho de 2013 at 17:23 — Responder

    oi erica!
    estou organizando a festa da minha filha q vai fazer 2 anos.
    na primeira tb tentei reutilizar muita coisa q tinha em casa.
    dessa vez vamos fazer uma festa maior, pra umas 100 pessoas e tb tive essa ideia de usar copos ou canecas e pratos de plástico, já com essa intenção de q os convidados levem como lembrança pra casa, mas estou com dificuldades de encontrar plástico… vc tem algum lugar para indicar?
    obrigada e parabéns!

  7. Dani
    9 de Março de 2016 at 2:20 — Responder

    Oi Erica, adorei a sua ideia de reutilização das coisas para redução de lixo nas festas infantis. Além de sustentável, é super criativo! Você trabalha com eventos infantis aqui no Rio?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Mais festas, menos lixo!