Para os amantes da culinária, cariocas ou não, o sobrenome Troisgros deve dizer alguma coisa. Talvez você já tenha visto um cara bem divertido e com um sotaque engraçado, falando português em um programa de culinária da TV a cabo, o nome dele é Claude Troisgros.
O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há pelo menos três gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô de Claude foi quem começou uma revolução no cenário gastronômico francês.
Pierre, pai de Claude e irmão de Jean, foram encorajados a seguir essa forma inquieta e ilimitada de cozinhar, definida por Jean-Baptiste como “a capacidade de harmonizar os tesouros da terra“. Os irmãos Troisgros, junto com o grande amigo Paul Bocuse, inspiraram a revolução que até hoje suscita polêmica em todo o mundo: a nouvelle cuisine.
Nascido nessa família de alquimistas, não se poderia esperar menos de Claude Troisgros, um dos grandes nomes da gastronomia internacional no momento e principal construtor da ponte entre as cozinhas francesa e brasileira.
Claude Troisgros chegou ao Brasil há 32 anos para desbravar a gastronomia carioca no famoso restaurante Le Pré Catalan. No Rio de Janeiro formou família e criou sua marca registrada, a mistura de ingredientes e sabores brasileiros, com os clássicos da gastronomia francesa. Quem poderia ter pensado em fazer caviar de tapioca?
No restaurante Olympe, no Rio, reconhecido inúmeras vezes pela crítica como o melhor restaurante francês da cidade, serve pratos fascinantes, a começar pelo biscoito de polvilho gourmet, seguindo pelo ravioli recheado de mousseline de inhame com molho de trufa branca, filé de linguado grelhado com banana e o famoso cheesecake caramelado com calda de goiaba – umas das melhores adaptações do Romeu-e-Julieta para o paladar da alta cozinha.
Nos últimos anos inaugurou novos restaurantes seguindo a cozinha francesa, mas com propostas diferentes: CT Brasserie , CT Boucherie e mais recentemente a CT Trattorie.
Seu filho Thomás, surge como a quarta geração dos Troigros que pilotam uma cozinha inteira. Aos 10 anos de idade, quando morou na França, teve sua iniciação na cozinha guiada pelo avô Pierre Troisgros e pelo tio Michel, com os quais aprendeu a importância de valorizar os ingredientes da terra.
A receita dessa família com certeza, o sucesso!
Sugerimos para o Dia dos Pais, três receitas bem fáceis de fazer, e dependendo da idade dos seus filhos, você ganhará alguns ajudantes para tornar este dia mais feliz e especial.
Crepe Salgado
Massa
Ingredientes:
- ½ kg farinha de sarraceno
- 300 ml de água
- sal
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes. Para fazer a crepe utilize uma chapa de ferro ou uma frigideira.
Recheio
Para o recheio junte o presunto com o gruyere e o ovo. Feche a crepe e sirva
Crepe Doce
Massa
Ingredientes:
- 500 gramas de farinha
- 6 ovos
- 20 gramas de açúcar
- sal
- 750 ml de leite
- 250 ml de água
- 40 gramas de manteiga noisette
Modo de Preparo:
Misture a farinha com os ovos,o sal e o açúcar. Bata bem estes ingredientes. Acrescente água e leite aos poucos. Acrescente a manteiga noisette.Deixe a massa descansar na geladeira por duas horas. Peneire. Para fazer a crepe utilize uma chapa de ferro ou uma frigideira.
Recheio
Para o recheio utilize manteiga salgada e açúcar. Feche a crepe e sirva
OBS: Você pode rechear a sua crepe com geléias, maçãs, peras, chocolate, etc….
Omelete de La Mère Poulard
Ingredientes:
- ¼ de litro de leite
- 40 gramas de manteiga
- 6 gemas
- sal
- 30 gramas de farinha de trigo
- 6 claras
- sal de frutas
- 1 colher de manteiga
- queijo suiço ralado
- parmesão ralado
- molho de tomate
Modo de preparo:
Bater as gemas até ficarem cremosas e brancas. Colocar sal e farinha. Ferver o leite e a manteiga e logo depois, acrescentar as gemas ainda com a mistura fervendo. Bater as claras em neve com o sal de frutas. Depois acrescente as gemas e o leite ainda quente. Colocar manteiga numa frigideira teflon quente. Acrescentar na frigideira 4 conchas de massa. A seguir, colocar no forno a 180 graus durante 4 minutos. Adicione os queijos em cima. Colocar no forno por mais 3 minutos. Retirar da frigideira.
Cartola de Banana
Ingredientes:
- 6 bananas pratas
- 2 colheres de sopa de manteiga de garrafa
- 4 colheres de sopa de mel
- ½ suco de limão
- Pimenta calabresa
- 400g de queijo manteiga ou coalho
Modo de preparo:
Corte as bananas em dois e caramelize na manteiga. Adicione a pimenta e cubra com o mel. Coloque o suco de limão e retire do fogo.
Cubra as bananas com fatias grossas de queijo manteiga ou coalho e deixe no forno até derreter.
Toque final!
Ingredientes:
- 250g de açúcar granulado
- 2 colheres de sopa de Armagnac
- canela de boa qualidade
- rapadura
- castanha de caju
Modo de preparo:
Retire a cartola do forno e regue com o Armagnac. Cubra bem com uma mistura de açúcar granulado e canela. Finalize com a rapadura e as castanhas de caju tostadas.