Receitas de pai para filho – Família Troisgros

Para os amantes da culinária, cariocas ou não, o sobrenome Troisgros deve dizer alguma coisa. Talvez você já tenha visto um cara bem divertido e com um sotaque engraçado, falando português em um programa de culinária da TV a cabo, o nome dele é Claude Troisgros.

O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há pelo menos três gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô de Claude foi quem começou uma revolução no cenário gastronômico francês.

Pierre, pai de Claude e irmão de Jean, foram encorajados a seguir essa forma inquieta e ilimitada de cozinhar, definida por Jean-Baptiste como “a capacidade de harmonizar os tesouros da terra“. Os irmãos Troisgros, junto com o grande amigo Paul Bocuse, inspiraram a revolução que até hoje suscita polêmica em todo o mundo: a nouvelle cuisine.

Nascido nessa família de alquimistas, não se poderia esperar menos de Claude Troisgros, um dos grandes nomes da gastronomia internacional no momento e principal construtor da ponte entre as cozinhas francesa e brasileira.

Claude Troisgros chegou ao Brasil há 32 anos para desbravar a gastronomia carioca no famoso restaurante Le Pré Catalan. No Rio de Janeiro formou família e criou sua marca registrada, a mistura de ingredientes e sabores brasileiros, com os clássicos da gastronomia francesa. Quem poderia ter pensado em fazer caviar de tapioca?

No restaurante Olympe, no Rio, reconhecido inúmeras vezes pela crítica como o melhor restaurante francês da cidade, serve pratos fascinantes, a começar pelo biscoito de polvilho gourmet, seguindo pelo ravioli recheado de mousseline de inhame com molho de trufa branca,  filé de linguado grelhado com banana e o famoso cheesecake caramelado com calda de goiaba – umas das melhores adaptações do Romeu-e-Julieta para o paladar da alta cozinha.

Nos últimos anos inaugurou novos restaurantes seguindo a cozinha francesa, mas com propostas diferentes: CT Brasserie , CT Boucherie e mais recentemente a CT Trattorie.

Seu filho Thomás, surge como a quarta geração dos Troigros que pilotam uma cozinha inteira. Aos 10 anos de idade, quando morou na França, teve sua iniciação na cozinha guiada pelo avô Pierre Troisgros e pelo tio Michel, com os quais aprendeu a importância de valorizar os ingredientes da terra.

A receita dessa família com certeza, o sucesso!

Sugerimos para o Dia dos Pais, três receitas bem fáceis de fazer, e dependendo da idade dos seus filhos, você ganhará alguns ajudantes para tornar este dia mais feliz e especial.

Postagem anterior
As aventuras de Sophia na França
Próxima postagem
Chaplin

2 Comentários

  1. marithzantonia chavarria
    4 de setembro de 2012 at 21:29 — Responder

    me parece interesante experiementar con nuevos ingredientes que no son comunes en mi país.

  2. 14 de novembro de 2016 at 19:36 — Responder

    sou estudate de gastronomi na FPM PATOS DE MINAS.
    FIQUEI FASCINASDA PELA HISTORIA DA FAMILIA DOS TROISGROS.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Receitas de pai para filho – Família Troisgros