Frankfurt não é um destino tipicamente turístico. Turistas até passeiam pelas ruas, mas a sensação que eu tenho é que as pessoas estão matando o tempo entre uma cidade e outra ou, como eu, vão a trabalho e tiram uma tarde pra um passeio mais relaxado. Eu sempre vou em outubro, pois é quando acontece a Buchmesse, a feira mais importante do mundo do mercado editorial.
Essa é a primeira vez que eu visito Frankfurt desde que a Victoria nasceu. E resolvi olhar a cidade com as lentes cor de rosa da maternidade. Naturalmente que entre agendar dezenas de reuniões, traduzir o meu catálogo e resumos dos meus títulos em inglês e pesquisar ainda o catálogo das editoras que eu iria visitar, não sobrou tempo nenhum pra pesquisar “Frankfurt com pequenos”. Mas deu tempo pra passar uma tarde no Zeil, zona comercial da cidade, olhando um monte de coisa bacana para comprar para as crianças durante alguma visita sua a cidade ou alguma conexão entre cidades.
(Berliner Straße 20)
Loja pequenina, mas com todos os modelos. Compre pra toda a família, até para os pequenos. Na hora de escolher o tamanho, lembre-se que o tamanho europeu é dois números maiores do que o brasileiro. A coleção Rock Star Baby do Tico Torres (Bon Jovi) é linda.
A Zaha Home é daquelas lojas que você tem vontade de morar nela. Roupas de cama, mesa e banho, acessórios de decoração e miudezas deliciosas. É aqui também que fica a linha de roupas de dormir em algodão de primeira linha. O subsolo desta loja abriga a linha infantil. Destaque pras cortinas de banho que são um sonho e para uma pequena linha de produtos do Barbapapa. Fiquei louca e não resisti: comprei prato e copinho de melamina e uns talheres infantis coloridos e graciosos.
Drogaria DM (Zeil 106, dentro da galeria comercial My Zeil (ao lado da Kaufhof) e outros muitos endereços.)
Uma drogaria comum, mas aqui eu achei uma das coisas mais úteis do mundo: lencinhos umedecidos da Pampers Sensitive em embalagem pra viagem com 12 lencinhos. Eu sempre detestei carregar aquele pacote giga e fazia malabarismos diversos pra carregar ao mínimo possível. Achar essas embalagens a 40 centavos de euro foi libertador J Ao lado da DM tem uma loja de produtos de cabelo e foi aqui que eu achei a linha completa da Schwarzkopf por menos da metade do preço que a gente compra no Brasil.
Essa loja de departamentos é para ser apreciada com tempo. São vários andares e muitas opções. Destaque para o supermercado no subsolo, restaurante self service com vista panorâmica de Frankfurt, o primeiro andar dos cosméticos e a seção de roupas esportivas para adultos e crianças. Mas todos os andares merecem um passeio. Os preços são mais para salgados, mas ainda assim, mais em conta do que comprar roupas aqui.
Uma alternativa ótima pra quem não pretende fazer enxoval de bebê nos Estados Unidos, a francesa Petit Bateau tem lojas em muitas cidades européias. Tudo que existe de mais fofo no universo recém nascido, você acha aqui, inclusive linha de roupas de malha branquinhas e enxoval de linha para maternidade. A loja fica na frente da Apple Store, pra quem quiser emendar.
Roupa barata e na moda. Sempre tem liquidação. Veste do baby ao papai. Centenas de lojas no mundo todo. Destaque para a linha gestante que é super funcional. Por aqui comprei roupinhas de inverno pras sobrinhas que vão passar o primeiro natal na neve (fleece de boa qualidade, protetor de orelha, pacote com luvas de lã de muitas cores, roupas e luvas de nylon pra neve, sobretudos, roupas térmicas etc.).
Primark (Limescorso 15)
A marca inglesa Primark é baratíssima e de roupas de boa qualidade. São centenas de lojas na Europa. Aqui se encontra de tudo um pouco e ofertas incríveis que a gente tem vontade de estocar. Muito boa também pra roupa de crianças, às vezes vale mais a pena do que a americana Carter’s. Aliás, em tempos de Receita Federal de olho em gestantes e famílias com crianças pequenas voltando dos Estados Unidos, fazer circuito alternativo de compras pode ser menos dor de cabeça. E aqui eu indico uma [ou muitas] visitas a Primark.
Farmácias diversas
Aqui são chamadas de apotheke e estão em toda esquina. O melhor é encontrar Ineove, Phyto, Vichy, La Roche Posay e Erecin por pelo menos 1/3 do preço brasileiro. Se seu filho, como a minha, precisou abandonar a linha Johnson para usar La Roche Posay, considere levar uma mala extra. Porque não existe lugar mais barato pra comprar a marca do que na Europa.
Nota: esses endereços ficam todos na mesma região e dá pra fazer tudo a pé, se as sacolas permitirem. A estação de metrô é a Hauptwache.