Festas de aniversário para famílias sociáveis nunca são eventos fáceis. Você até tenta fazer uma coisa pequenininha, só para os coleguinhas da escola, os amigos mais chegados e a família mais próxima. Essa equação, aqui em casa, significou 150 pessoas no salão de festas da casa da minha mãe em agosto, quando a Vicky fez três anos. E vou te contar que… A gente adorou!
Mas organizar festanças, para 10 ou 100 pessoas, exige talento. Não só para organizar o sambalelê, mas também para receber todo mundo de forma charmosa e elegante. Não é só porque você vai fazer uma festança na casa de festas e não vai ter trabalho nenhum, que está livre de certas obrigações. E menos ainda se vai receber meia dúzia de amiguinhos e os pais na sua casa.
E, da mesma forma que a gente já apresentou aqui como se comportar no nascimento dos rebentos, a gente também te ajuda a não cometer gafes na hora de planejar e executar as festinhas de aniversário.
A lista de convidados
Pra algumas pessoas essa tarefa dá calafrios. Mas tenha você optado por festa grande ou pequena, lembre-se das conexões. Você chama quem quiser é claro, mas não dá pra convidar só os primos com filhos e ignorar o resto. Não pra convidar só uma amiga de determinada turma e não convidar geral. Não dá pra convidar só a sua família e deixar a família do seu marido pra lá. Os amigos se separaram? O problema não é seu. Se era amigo dos dois, convide os dois. Eles que se virem pra decidir quem vai. E principalmente: não dá pra convidar quase toda a turma do colégio e não chamar os três que você não conhece direito ou que você não vai cara da mãe (mas é claro que você pode chamar as três melhores amigas do colégio da sua filha pra uma festa do pijama. São coisas diferentes).
O convite
Tem mil maneiras de convidar. Você pode telefonar pra todo mundo, mandar convite na agenda dos amigos da escola, mandar e-mail ou um combo de tudo isso. A única coisa que eu não confiaria é fazer evento no Facebook como única forma de convite, mesmo que todos os convidados tenham perfil. Nem todo mundo entra toda hora e muita gente não olha aquela página de eventos.
Os comes e bebes
Em festa de criança, principalmente quando as crianças são pequenas, tem que prestar atenção no que será servido. Mesmo que você sirva o combo salgadinhos e refrigerante, precisa pensar em opções mais saudáveis. Servir suco e/ou mate para os pequenos, opções como milho cozido, sanduichinhos sem presunto, quitutes assados e frutas picadas já ajuda bastante as crianças com alergias e pais mais preocupados.
Os presentes
- Quando receber os presentes sempre tenha certeza de que todos estão com os nomes de quem está presenteando.
- Na hora de abrir os presentes em casa, faça uma lista de quem deu o que para poder lembrar e agradecer.
- Na hora de agradecer você pode: fazer um cartãozinho para os amigos da escola e colocar na agenda. Ou escrever um e-mail/mandar um SMS/mandar uma mensagem via Facebook/telefonar agradecendo a cada uma das pessoas que foi, agradecendo o presente nominalmente e mesmo agradecer pessoalmente quem você encontrar logo depois da festa. Nessa hora aqui, gente, não vale agradecer geral em uma mensagem comunitária.
Recebendo em grande estilo
- Na hora da festa, fique calma e aproveite. Não existe nada mais chato do que você passar a festa toda com cara de que não tá curtindo nada. O suco não veio de laranja, chegou tangerina? Tudo bem. Não há nada que você possa fazer e não caia na asneira de mandar alguém ir ao supermercado comprar. Ninguém vai perceber.
- Você vai precisar receber as pessoas, então deixar mais de uma pessoa de olho no seu filho vale a pena. Uma amiga, madrinha, avós, irmãos, babá ou empregada.
- Converse um pouquinho com cada grupo de pessoas. Você nem pode ficar entocada com as suas melhores amigas e nem pode ficar um segundo com cada um. Passeie pelas mesas, se divida com o marido/pai da sua filha para que, juntos, possam acolher a todo mundo igualmente. É quase uma dança das cadeiras. Só que você tá linda, bem arrumada, de escova no cabelo e não está apressada.
- Fique meio de olho no relógio. Uma festa dura mais ou menos 4 horas. Na 3ª hora está na hora de se organizar para o parabéns. E a última hora é pras últimas brincadeiras, comer bolo, distribuir lembrancinhas e abraços apertados nos convidados.
As fotos
Não importa se você vai contratar um fotógrafo ou se vai ter algum amigo/parente de câmera em punho. Faça uma listinha das fotos que são obrigatórias: com os pais, irmãos, amiguinhos da escola, avós maternos e paternos, padrinhos. Uma foto do bebê com a babá/empregada e outros cuidadores também é um gesto de carinho. Muitas fotos da decoração, do bolo e de todo mundo animado na festa. Lembre-se que essas fotos duram sim, pra sempre.
As lembrancinhas
Pense em lembrancinhas de acordo com a faixa etária e também gênero. Não adianta dar capa da Chapeuzinho Vermelho para os meninos. E nem sacola com doces em aniversário onde a maioria das crianças é menor de três anos. Também saia da cilada de que as lembrancinhas precisam ser muitas e caras. Simplicidade também é elegância.
Depois da festa
Além de agradecer a presença dos convidados e os presentes, é educadíssimo agradecer os fornecedores cujos serviços você gostou. Basta mandar um e-mail. E se você for do estilo animado, não deixe de mandar algumas fotos para que eles possam usar no portfólio.