Mundo Ovo

Etiqueta nas festas de aniversário

Festas de aniversário para famílias sociáveis nunca são eventos fáceis. Você até tenta fazer uma coisa pequenininha, só para os coleguinhas da escola, os amigos mais chegados e a família mais próxima. Essa equação, aqui em casa, significou 150 pessoas no salão de festas da casa da minha mãe em agosto, quando a Vicky fez três anos. E vou te contar que… A gente adorou!

Mas organizar festanças, para 10 ou 100 pessoas, exige talento. Não só para organizar o sambalelê, mas também para receber todo mundo de forma charmosa e elegante. Não é só porque você vai fazer uma festança na casa de festas e não vai ter trabalho nenhum, que está livre de certas obrigações. E menos ainda se vai receber meia dúzia de amiguinhos e os pais na sua casa.

E, da mesma forma que a gente já apresentou aqui como se comportar no nascimento dos rebentos, a gente também te ajuda a não cometer gafes na hora de planejar e executar as festinhas de aniversário.

A lista de convidados

Pra algumas pessoas essa tarefa dá calafrios. Mas tenha você optado por festa grande ou pequena, lembre-se das conexões. Você chama quem quiser é claro, mas não dá pra convidar só os primos com filhos e ignorar o resto. Não pra convidar só uma amiga de determinada turma e não convidar geral. Não dá pra convidar só a sua família e deixar a família do seu marido pra lá. Os amigos se separaram? O problema não é seu. Se era amigo dos dois, convide os dois. Eles que se virem pra decidir quem vai. E principalmente: não dá pra convidar quase toda a turma do colégio e não chamar os três que você não conhece direito ou que você não vai cara da mãe (mas é claro que você pode chamar as três melhores amigas do colégio da sua filha pra uma festa do pijama. São coisas diferentes).

O convite

Tem mil maneiras de convidar. Você pode telefonar pra todo mundo, mandar convite na agenda dos amigos da escola, mandar e-mail ou um combo de tudo isso. A única coisa que eu não confiaria é fazer evento no Facebook como única forma de convite, mesmo que todos os convidados tenham perfil. Nem todo mundo entra toda hora e muita gente não olha aquela página de eventos.

Os comes e bebes

Em festa de criança, principalmente quando as crianças são pequenas, tem que prestar atenção no que será servido. Mesmo que você sirva o combo salgadinhos e refrigerante, precisa pensar em opções mais saudáveis. Servir suco e/ou mate para os pequenos, opções como milho cozido, sanduichinhos sem presunto, quitutes assados e frutas picadas já ajuda bastante as crianças com alergias e pais mais preocupados.

Os presentes

 Recebendo em grande estilo

 As fotos

Não importa se você vai contratar um fotógrafo ou se vai ter algum amigo/parente de câmera em punho. Faça uma listinha das fotos que são obrigatórias: com os pais, irmãos, amiguinhos da escola, avós maternos e paternos, padrinhos. Uma foto do bebê com a babá/empregada e outros cuidadores também é um gesto de carinho. Muitas fotos da decoração, do bolo e de todo mundo animado na festa. Lembre-se que essas fotos duram sim, pra sempre.

 As lembrancinhas

Pense em lembrancinhas de acordo com a faixa etária e também gênero. Não adianta dar capa da Chapeuzinho Vermelho para os meninos. E nem sacola com doces em aniversário onde a maioria das crianças é menor de três anos. Também saia da cilada de que as lembrancinhas precisam ser muitas e caras. Simplicidade também é elegância.

 Depois da festa

Além de agradecer a presença dos convidados e os presentes, é educadíssimo agradecer os fornecedores cujos serviços você gostou. Basta mandar um e-mail. E se você for do estilo animado, não deixe de mandar algumas fotos para que eles possam usar no portfólio.