Etiqueta nas festas de aniversário

Festas de aniversário para famílias sociáveis nunca são eventos fáceis. Você até tenta fazer uma coisa pequenininha, só para os coleguinhas da escola, os amigos mais chegados e a família mais próxima. Essa equação, aqui em casa, significou 150 pessoas no salão de festas da casa da minha mãe em agosto, quando a Vicky fez três anos. E vou te contar que… A gente adorou!

Mas organizar festanças, para 10 ou 100 pessoas, exige talento. Não só para organizar o sambalelê, mas também para receber todo mundo de forma charmosa e elegante. Não é só porque você vai fazer uma festança na casa de festas e não vai ter trabalho nenhum, que está livre de certas obrigações. E menos ainda se vai receber meia dúzia de amiguinhos e os pais na sua casa.

E, da mesma forma que a gente já apresentou aqui como se comportar no nascimento dos rebentos, a gente também te ajuda a não cometer gafes na hora de planejar e executar as festinhas de aniversário.

A lista de convidados

Pra algumas pessoas essa tarefa dá calafrios. Mas tenha você optado por festa grande ou pequena, lembre-se das conexões. Você chama quem quiser é claro, mas não dá pra convidar só os primos com filhos e ignorar o resto. Não pra convidar só uma amiga de determinada turma e não convidar geral. Não dá pra convidar só a sua família e deixar a família do seu marido pra lá. Os amigos se separaram? O problema não é seu. Se era amigo dos dois, convide os dois. Eles que se virem pra decidir quem vai. E principalmente: não dá pra convidar quase toda a turma do colégio e não chamar os três que você não conhece direito ou que você não vai cara da mãe (mas é claro que você pode chamar as três melhores amigas do colégio da sua filha pra uma festa do pijama. São coisas diferentes).

O convite

Tem mil maneiras de convidar. Você pode telefonar pra todo mundo, mandar convite na agenda dos amigos da escola, mandar e-mail ou um combo de tudo isso. A única coisa que eu não confiaria é fazer evento no Facebook como única forma de convite, mesmo que todos os convidados tenham perfil. Nem todo mundo entra toda hora e muita gente não olha aquela página de eventos.

Os comes e bebes

Em festa de criança, principalmente quando as crianças são pequenas, tem que prestar atenção no que será servido. Mesmo que você sirva o combo salgadinhos e refrigerante, precisa pensar em opções mais saudáveis. Servir suco e/ou mate para os pequenos, opções como milho cozido, sanduichinhos sem presunto, quitutes assados e frutas picadas já ajuda bastante as crianças com alergias e pais mais preocupados.

Os presentes

  • Quando receber os presentes sempre tenha certeza de que todos estão com os nomes de quem está presenteando.
  • Na hora de abrir os presentes em casa, faça uma lista de quem deu o que para poder lembrar e agradecer.
  • Na hora de agradecer você pode: fazer um cartãozinho para os amigos da escola e colocar na agenda. Ou escrever um e-mail/mandar um SMS/mandar uma mensagem via Facebook/telefonar agradecendo a cada uma das pessoas que foi, agradecendo o presente nominalmente e mesmo agradecer pessoalmente quem você encontrar logo depois da festa. Nessa hora aqui, gente, não vale agradecer geral em uma mensagem comunitária.

 Recebendo em grande estilo

  • Na hora da festa, fique calma e aproveite. Não existe nada mais chato do que você passar a festa toda com cara de que não tá curtindo nada. O suco não veio de laranja, chegou tangerina? Tudo bem. Não há nada que você possa fazer e não caia na asneira de mandar alguém ir ao supermercado comprar. Ninguém vai perceber.
  • Você vai precisar receber as pessoas, então deixar mais de uma pessoa de olho no seu filho vale a pena. Uma amiga, madrinha, avós, irmãos, babá ou empregada.
  • Converse um pouquinho com cada grupo de pessoas. Você nem pode ficar entocada com as suas melhores amigas e nem pode ficar um segundo com cada um. Passeie pelas mesas, se divida com o marido/pai da sua filha para que, juntos, possam acolher a todo mundo igualmente. É quase uma dança das cadeiras. Só que você tá linda, bem arrumada, de escova no cabelo e não está apressada.
  • Fique meio de olho no relógio. Uma festa dura mais ou menos 4 horas. Na 3ª hora está na hora de se organizar para o parabéns. E a última hora é pras últimas brincadeiras, comer bolo, distribuir lembrancinhas e abraços apertados nos convidados.

 As fotos

Não importa se você vai contratar um fotógrafo ou se vai ter algum amigo/parente de câmera em punho. Faça uma listinha das fotos que são obrigatórias: com os pais, irmãos, amiguinhos da escola, avós maternos e paternos, padrinhos. Uma foto do bebê com a babá/empregada e outros cuidadores também é um gesto de carinho. Muitas fotos da decoração, do bolo e de todo mundo animado na festa. Lembre-se que essas fotos duram sim, pra sempre.

 As lembrancinhas

Pense em lembrancinhas de acordo com a faixa etária e também gênero. Não adianta dar capa da Chapeuzinho Vermelho para os meninos. E nem sacola com doces em aniversário onde a maioria das crianças é menor de três anos. Também saia da cilada de que as lembrancinhas precisam ser muitas e caras. Simplicidade também é elegância.

 Depois da festa

Além de agradecer a presença dos convidados e os presentes, é educadíssimo agradecer os fornecedores cujos serviços você gostou. Basta mandar um e-mail. E se você for do estilo animado, não deixe de mandar algumas fotos para que eles possam usar no portfólio.

filho feliz
Postagem anterior
Filho, é importante ser feliz sozinho
Próxima postagem
Alguém cuida de mim? Quando a mãe precisa de amparo.

10 Comentários

  1. Fabiana Serrato Bordoni
    8 de novembro de 2013 at 10:11 — Responder

    Olá Camila! Adoro suas publicações!
    Tenho uma dúvida que talvez você possa me ajudar a resolver.
    Numa festinha para uma criança de 4 anos, devo dar lembrancinhas para crianças até que idade? É que os amigos/parentes da faixa de idade dela têm irmãos um pouco maiores.
    Desde já agradeço!
    Grande abraço.
    Fabiana.

  2. #Chatiada
    19 de Fevereiro de 2014 at 23:29 — Responder

    Bom dia Camila!

    Estava pesquisando na internet, pra ver se encontrava alguma resposta pra minha situação e acabei caindo aqui. Se puder me ajudar agradeço.
    Uma de minhas priminhas(que me adoram e eu adoro também) faz aniversario essa semana, até então estou tranquila (pois desde que os pais dela se separaram, coisa de uns 2-3 anos),nunca mais fizeram nada pra menina, pois a separação foi muito feia (digamos que a mãe da menina trocou o marido pelo cunhado, a família inteira caiu matando, quase ninguém mais fala com eles(e aquela coisa, se ñ fala mal na cara, fala pelas costas mesmo!).Eu fui a única pessoa que ñ tacou pedra neles(ali tds eram maiores de idade e vacinados, logo o que fizeram ou deixaram de fazer é problema deles).Minha única preocupação era como ficaria a cabeça da minha priminha, até pq sobrou pra ela(pq ela foi morar com a mãe e o tiodrasto),o pai ou qq pessoa, quando raramente vai visita-la, manda que ela espere na portaria do predio,ou vão busca-la na escola.Eu mesma só consigo vê-la qd ela esta na casa dos avós ou dos padrinhos. Ha alguns dias fiquei sabendo que vão fazer uma festa pra ela em um buffet e ñ me convidaram. Fiquei sem chão. Pq no Natal a mãe dela ate chorou pra mim que eu fui a única da família que lembrou de presentear eles e a menina. Estou muito magoada, pois fiquei sabendo que convidaram ate gente que deixa de viver pra ficar julgando eles, e eu que nunca fiz mal, “esqueceram”. Como devo agir com eles, caso tenham a cara de pau de me dirigir a palavra ou pedir algo depois disso? Obrigada desde já, e desculpe o texto enorme!

    • Camila
      20 de Fevereiro de 2014 at 0:50 — Responder

      Olá, obrigada por escrever. Essa é uma situação complicada mesmo e, no fundo, uma história que não te pertence muito, né? Claro que, como parte da família, vc se preocupa, mas além disso, nao há muito a fazer. Eles foram indelicados com voce, mas acho que nessa altura do campeonato, o que voce pode fazer? Colocar mais lenha na fogueira de uma situacao que já tem tanto problema? Bom… Tudo isso pra te dizer que, se fosse comigo, eu nao faria nada. Perto do dia da festa eu mandaria um presente e um cartao para sua priminha, pra casa dela. E só depois da festa sentaria com a mae pra entender o porque dela ter feito o que fez. Fiquei sem saber se você faz parte da familia da mae ou do pai. Sera que eles estao dividindo as familias para que elas nao participem da mesma festa? De qualquer forma, tente perdoar depois de ouvir o motivo. Boa sorte.

  3. luzimar
    15 de Abril de 2014 at 19:13 — Responder

    Minha filha quer convidar todos os coleguinhas da turma da escola para a festa de 10 anos. Como faço para convidar somente as crianças sem os pais pois só conheço um casal e não gostaria de causar constrangimentos nos outros. a festa será no salão de festas do meu prédio que é muito seguro, sem perigo de nenhuma criança sair. E também com 9 e 10 anos eles já podem ficar só brincando na cama elástica entre outras brincadeiras. Desde já agradeço.

    • Camila
      15 de Abril de 2014 at 23:31 — Responder

      Oi Luzimar, eu acho que vc pode colocar no convite:
      Horário: pais devem deixar as crianças às XX horas e buscá-los às XX horas.

      Deixar seu telefone e/ou seu celular disponível para quando a festa estiver rolando, para que pais possam contatá-la
      Boa festa!

  4. Fabiane
    3 de novembro de 2014 at 0:45 — Responder

    Olá Camila,
    Obrigada pelas dicas sempre muito úteis.
    Estou preparando a festa de 3 anos da minha filha com o tema chapeuzinho vermelho. Adorei o vestido da foto acima, com o desenho dos personagens. Estou procurando há tempos algo parecido (vestido ou tecido), sabe onde posso encontrar?

    • Camila
      3 de novembro de 2014 at 12:06 — Responder

      Oi Fabiane, o vestido foi comprado na loja Fábula. http://www.fabula.com.br Mas faz muito tempo e, naturalmente, ele não tem mais na loja. Mas quem sabe acessando o site eles não têm em alguma ponta de estoque? Boa sorte!

      • Fabiane Hiratsuka Veiga de Souza
        3 de novembro de 2014 at 17:55 — Responder

        Obrigada Camila!

  5. Stela Marcia Soares
    14 de julho de 2016 at 12:04 — Responder

    Quero saber ate que idade receber lancheira aniversario.obrigada

  6. Juliana
    11 de novembro de 2016 at 7:44 — Responder

    Bom dia! Vou fazer a festa do meu filho de 5 anos .é deselegante convidar so a mãe da criança e colocar no convite o nome dela e das criancas somente?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Etiqueta nas festas de aniversário