Eu não tenho tempo para mim

Essa é uma frase constante que ouço dentro do círculo de conversa entre as mães.

É claro que ao se tornar mãe, você perde um pouco da liberdade que desfrutava antes, mas, ser mãe não é abandonar as suas próprias necessidades e desejos o tempo todo.

Eu converso com pais que não entendem por que eles têm a sensação de que não estão dando conta. Eles esperam de si mesmos performances sobre humanas que não pertencem à realidade de nenhum ser humano. Precisamos de reconhecimento, amor, carinho e, além de tudo, precisamos nos lembrar da mulher que fomos e ainda somos antes de nos tornarmos mães.

As pessoas que veem a maternidade como uma tarefa de autoprivação e de autoculpabilização podem se colocar, mais tarde, em uma situação muito complicada; a de culpar os filhos pelas frustrações que a maternidade lhe impôs.

O fato é que a maternidade é algo que você faz para si mesmo. Na verdade, você tem três simples responsabilidades que caminham juntas: cuidar de si mesmo, cuidar do seu parceiro e cuidar dos seus filhos.

Cuidar de si mesmo “ensina” aos filhos o quanto a mãe dele é especial e interessante, e cuidar de seu relacionamento mostra o quanto é importante a relação homem e mulher. Esses cuidados possibilitam você se sentir uma pessoas bonita e atraente e não apenas uma cuidadora de crianças.

Cuidar das crianças flui então mais naturalmente quando você está melhor consigo mesmo e com seu parceiro. Não podemos esquecer que somos um espelho para os nossos filhos, que os nossos próprios problemas refletem neles. Eles são bastante sensíveis ao nosso estado de espírito.

É importante ter bom senso, saber se respeitar é integrar, é ensinar a seu filho a respeitá-la e consequentemente ficará mais fácil respeitar os próprios filhos e as escolhas que eles fizerem ao longo da vida.

Uma analogia bastante conhecida para o que eu estou querendo dizer é que quando estamos em uma situação de emergência em um avião, devemos colocar a máscara de oxigênio primeiro para depois colocarmos a do nosso filho.

 

 

Imagem: freedigitalphotos.net | photostock

Cruzeiro da Disney
Postagem anterior
Cruzeiro da Disney: magia a bordo
Próxima postagem
A Ritalina e o mundo da lua

5 Comentários

  1. Ana Beatriz Magalhães
    15 de Maio de 2013 at 20:44 — Responder

    Sim, mas como faz? Estou tentando, me empenhando e me esforçando, buscando estratégias, mas ainda não obtive muito progresso…

    • patricia
      23 de junho de 2013 at 11:30 — Responder

      Eu sei que é bem difícil gerenciar o nosso tempo com o de nossos filhos, tem momentos que essa função se torna impossível. Mas o que eu estou tentando dizer é que devemos preservar o lugar de mulher e não nos confundirmos com o lugar de mãe integral. Ser mãe é também poder dizer não para nossos filhos e sim para nós mesmas. Assim com essas pequenas negativas vamos ensinando a eles que somos pessoas que temos nossas próprias necessidades e desejos além das deles.

      • Patricia
        23 de junho de 2013 at 13:30 — Responder

        Pois é Patricia, a gente precisa estar bem para líder viver bem. Boa semana.
        Segunda acaba a nossa promoção de aniversário, você já está participando?

  2. Luciana
    3 de junho de 2013 at 16:20 — Responder

    Olá!
    Estou na mesma… faço, faço, faço e quando olho no relógio são 23:00 de domingo e amanhã é dia de trabalho e eu ? bom, descansei absolutamente nada!

  3. Patricia
    28 de novembro de 2014 at 23:42 — Responder

    Falar é bem fácil…mas na prática isso não existe! Com um bebê de dois meses, nem depilação, nem lavar cabelo. Namorar então!!! Socorro!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Eu não tenho tempo para mim