Mundo Ovo

Non Violent Communication

Non Violent Communication

Non Violent Communication
Non Violent Communication ou Comunicação Não-Violenta é um processo de comunicação desenvolvido pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg.  A ideia central é de que todas as pessoas têm a capacidade de compaixão e só recorrem a um comportamento violento quando não conhecem estratégias mais eficazes para a satisfação das suas necessidades.

O método é especialmente interessante para nós pais e mães, pois nos ajuda a entender melhor nossos filhos e deixar o canal de comunicação limpo, aberto e positivo. Eles afirmam que o NVC é especialmente eficaz para:

 

 

Achou impossível? Pois bem… A linha de pensamento é a seguinte: minha filha fez a maior bagunça e não quer guardar os brinquedos. Eu peço várias vezes, até que eu grito. Eu a chamo de teimosa e “feia”, fico me sentindo a pior mãe do mundo e o resultado é um quarto ainda bagunçado, uma criança chorando e uma mãe frustradíssima, se perguntando por que diabos alguém resolveu dar uma criança para ela cuidar. Numa última tentativa, eu ofereço um prêmio se ela arrumar os brinquedos, claramente tentando suborná-la. Às vezes funciona, mas dependendo do nível de estresse, é provável que eu mesma arrume os brinquedos e ela termine a noite com o prêmio, porque começou a chorar desesperadamente por ele às dez da noite.

Essa é a sua rotina? Bem-vindo ao mundo de muitos e muitos pais. E é exatamente esse tipo de dominância, briga pelo poder, estresse e frustração que eles querem extrair do relacionamento entre pais e filhos.

Mais do que ensinar o seu filho a se comportar sem ter que usar de gritos, tapas e castigo, o NVC quer que os pais parem de lutar para serem respeitados. Eles afirmam que existem sim, técnicas de disciplina baseados no respeito mútuo, segurança emocional e comunicação positiva.

O que mais me chocou desde que comecei a ler mais sobre o Non Violent Communication é que eles condenam tudo o que eu já usei até hoje pra tentar disciplinar a minha pequena selvagem de quase 3 anos. Será que já é tarde demais e eu estraguei o bebê? Pelo sim, pelo não, pretendo me tornar uma expert no assunto. Alguém topa formar um grupo de apoio mútuo/estudos comigo?

Para saber mais sobre a proposta e os métodos do Non Violent Communication, clique aqui.

 

Imagem: freedigitalphotos.net