Mundo Ovo

Quantas horas as crianças ficam na escola ao redor do mundo?

No Brasil, os alunos de ensino fundamental têm em média 4,5 horas de aula por dia. Já na Educação Infantil, a carga horária diária fica por volta de 5,8 horas, segundo dados do site Todos pela Educação. Quem mora nas grandes cidades sabe que, com o trânsito cada vez pior, quase não sobra tempo entre deixar e buscar o filho na escola. Algumas escolas particulares brasileiras oferecem atividades extras que acrescentam algumas horas preciosas, mas custam caro e nem sempre são uma opção no espremido orçamento familiar brasileiro. 

A rotina escolar é bem diferente em outros países, no Reino Unido, por exemplo, o turno da escola primária costuma ir de 9h até 15h15. Nos Estados Unidos, o horário escolar geralmente vai de 8h/8h30 até 15h/15h30, com a opção de atividades extras em seguida, como esporte, teatro, música etc.

As escolas primárias francesas têm um horário diário extenso, de 8h45 até 16h30, com direito a pausa para almoço entre 90 minutos e duas horas. Até recentemente, quarta-feira, porém, era uma dia de folga para os alunos. Esse descanso no meio da semana foi retirado, gerando muita polêmica. Nem todas as escolas ainda fizeram a mudança, mas até setembro de 2014, todas já deverão ter aulas às quartas. 

Na Coreia do Sul, os alunos ficam de 8h às 16h, mas é comum os jovens ficarem estudando até mais tarde na escola ou mesmo em casa. Já na China, as crianças ficam mais tempo na escola do que os pais no trabalho, cerca de nove horas diárias, e acabam sobrecarregadas.

A quantidade de horas diárias que o aluno brasileiro passa na escola é assunto na hora do jantar e também está em pauta no governo. Através do programa Mais Educação, o Ministério da Educação (MEC) pretende que a educação integral alcance até 60 mil escolas até 2014. Atualmente, mais de 49,3 mil unidades têm atividades do programa jornada expandida (dados do site Todos pela educação).

E você, gostaria que as escolas brasileiras estendessem sua carga horária diária? Como você se vira com esse período reduzido? Conta pra gente nos comentários. 

 

*Crédito da imagem:  dklimke