Quando penso em comida saudável, penso em algo fresco e colorido vindo da horta. Os benefícios de alimentos livres das pragas artificiais são inúmeros. Orgânicos e hidropônicos podem ser mais caros e ainda não tão fáceis de encontrar, mas posso garantir que valem cada centavo e o esforço ao preparar a primeira papinha do bebê. Se você ainda não está convencida, leia nosso guia rápido sobre alimentos orgânicos.
Na hora de escolher produtos frescos:
• Evite comprar alimentos já descascados, picados e embalados;
• Defina se você precisa de frutas maduras ou ainda “de vez” (ainda não maduras para consumo), evitando o desperdício de comida. Papinha feita com fruta verde não agrada o nosso paladar e muito menos o do bebê, todo o cuidado que você teve em preparar uma papinha saborosa vai parar na lixeira.
• Nenhum dos alimentos deve estar machucado ou com a polpa aparente.
Procure seguir as dicas abaixo na hora das compras, principalmente se você ainda não utiliza produtos orgânicos e hidropônicos:
- Escolha frutas e vegetais da época, pois eles costumam ser mais saudáveis;
- Lave e escove frutas e vegetais (separe esponjas e escovas somente para esse propósito);
- Coloque uma colher de água sanitária para cada litro de água e realize a imersão dos alimentos durante 15 minutos.
Se o seu orçamento não permite que sua família consuma só alimentos orgânicos, há a possibilidade de você comprar de fornecedores orgânicos pelo menos os alimentos que contêm maior quantidade de pesticidas, conforme listados abaixo:
Mais pesticidas – Top 10
- Pimentão
- Frutas Silvestres
- Aipo
- Uvas
- Tomates
- Peras
- Nectarina
- Batata
- Espinafre, alface
- Mamão
Menos Pesticidas – Top 10
- Cebola
- Milho
- Abacaxi
- Abacate
- Banana
- Aspargos
- Brócolis, couve-flor
- Manga
- Ervilhas
- Berinjela
Procure bons fornecedores na sua cidade, visite as feiras livres do seu bairro e faça amizade com o feirante. Dizer que a fruta e o vegetal são para a papinha do seu bebê garantem sorrisos, simpatia e diminui o risco de ser enganado na hora da compra.
3 Comentários
Olá Patrícia, adooorei seu post. Eu tenho um blog sobre Bebês (http://www.fofobebe.com.br), lá eu compartilho dicas e experiências de algumas mamães. Também colocamos post interessantes encontrados em alguns sites e blogs na internet (colocamos os créditos, claro). Hoje eu compartilhei esse seu post, espero que vocÊ não se importe. Voltarei sempre no seu site para acompanhar as suas postagens!
Oi Liziane,
fico feliz que você tenha gostado, eu só pediria que você nos avisasse e não transcrevesse o post no site e sim um primeiro parágrafo com o link para o post original. Desse jeito todo mundo fica feliz e o Google não pune ninguém por conteúdo duplicado.
Obrigada.
Ficamos no aguardo dessa mudança ok. beijos