Muita gente não sabe, mas usar roupa branca durante a passagem de ano é uma tradição tipicamente brasileira. Nas Filipinas, por exemplo, o figurino para atrair boa sorte é outro, deve-se usar roupas com estampas de bolinhas. Quer conhecer mais tradições de Ano Novo em outros países?
Na China, o réveillon é uma data para se estar junto da família e quanto mais gerações reunidas, melhor. Muitos chineses viajam longas distância de volta às suas cidades de origem para estarem próximas dos seus parentes. A comemoração inclui uma farta refeição e o uso de roupas novas. Lá, o vermelho é a cor associada à data.
Na Grécia, as crianças passam o último dia do ano entoando cânticos de ano novo em troca de dinheiro. Alguns minutos antes da meia noite, é costume apagar as luzes da casa para acendê-las logo após a virada, para que as pessoas entrem no próximo ano com uma nova luz.
Cinco minutos antes da meia noite, os russos ligam a televisão para ouvir o pronunciamento do presidente, é uma tradição ouvir pelo rádio ou ver pela televisão as doze badaladas do relógio do Kremlin. Doze segundos antes da meia noite, todos ficam em silêncio e fazem pedidos secretos para o próximo ano.
No Japão, a véspera do Ano Novo é dia de fazer uma faxina em casa. Em todo o país, os templos budistas badalam seus sinos 108 vezes. A celebração ainda inclui prestar atenção na primeira vez que as coisas acontecem no ano que se inicia, como o primeiro nascer do sol, o primeiro sonho, a primeira risada, e por aí vai. Bem bonito isso, acho que vale experimentar em 2014.
* Crédito da imagem: Beacon Radio
Sem Comentários