Profissão: Faça você mesmo a sua

Hoje vou falar um pouquinho de como criar coragem para deixar sua profissão de lado e iniciar uma nova aventura, mudar de emprego após a chegada dos filhos… Tenho recebido vários e-mails de mulheres que querem dar asas a sua verdadeira vocação e não sabem como começar e nem por onde. Ser decoradora de festa, cake designer, estilista, chef de cozinha ou blogueira… Queremos ser algo que nos dê prazer, que nos mantenha vivas e inspiradas. Mas como? Nessa hora lembro-me da minha história e sou sincera em dizer: não há regras, meu conselho é COMEÇAR, e sem medo!

Sempre teremos algo que nos impedirá de deixar nossa profissão: falta de coragem de trocar o certo pelo duvidoso, a questão financeira, medo do fracasso, orgulho… Mas se você não começar não saberá se acertou ou errou. Um emprego com segurança muitas vezes nos deixar viver num falso conforto: horário para começar e terminar, finais de semana livres, salário fixo e… falta de prazer, de desafios, de diversão, de amor, de flexibilidade.

São muitas as razões para o desejo de mudar de profissão aparecer. Muitas mulheres são tocadas com o nascimento do primeiro filho ou com uma mudança inesperada de endereço (estado ou até mesmo de país). Em algum momento da vida, nos tornamos mais criativas, mais observadoras e até  mais inspiradas e é aí que nasce a necessidade de sairmos da nossa zona de conforto para iniciar algo que realmente valha a pena ser vivido.

Digo sempre que um bom termômetro são as pessoas que nos rodeiam, amigos e familiares. Comece testando sua nova profissão com eles. Provavelmente não sairão daí seus próximos clientes, porém, você vai se sentir mais segura, com vontade de se atirar, de arriscar. Chame seus amigos para provar sua comida, para ver suas produções, para conhecer seu blog ou simplesmente para saber sobre suas ideias. Tenho a certeza de que você vai se encher de energia.

Assim aconteceu comigo e com muitas mulheres que conheci nestes anos: encheram-se de coragem e de energia e apostaram em algo novo! Deixar uma profissão de lado não é simples, pois assumir um posto de “praticante de hobby” não é glamouroso, acredite… Mas poder fazer o que gosta não tem preço!

Ver as carinhas das crianças reagindo àquilo que criei me enche de alegria, é mágico…

Se você está convencida e precisa de algumas dicas, vamos a elas:

  • Monte um blog: você precisa de um endereço eletrônico e é simples demais criar o seu. Blogspot e WordPress são super fáceis de usar
  • Tire foto de tudo o que vc fizer: um dia precisará delas;
  • Esteja em uma rede social ou em todas (Facebook, Instagram, Pinterest etc).  Através deste canal você vai perceber o que as pessoas estão fazendo e o que o mercado necessita. Ah, e será vista por pessoas que buscam por aquilo que você faz!
  • Encha-se de inspiração! Veja um filme com sua filha e pense numa festa… “Viaje” bastante! Assim sua cabeça sempre estará pensando e buscando fontes inspiradoras!
  • Fale do seu trabalho como sendo um TRABALHO! Se você não o leva a sério, quem o levará?
  • Não desanime nunca!  Tudo o que cresce com amor um dia fica bem forte!
  • Busque aperfeiçoar-se naquilo que considera seu ponto fraco. Aprenda a fazer profissionalmente aquilo que já existe dentro de você…
  • Ofereça algo novo! Crie e abuse da ousadia!

Boa sorte!

 

Até nosso próximo post.

 

Crédito de imagem: por AngryJulieMonday

Postagem anterior
Criando o meu filho do meu jeito
Próxima postagem
Meu bebê cresceu. Como isso foi acontecer?

5 Comentários

  1. Elaine Rocha
    20 de agosto de 2013 at 8:36 — Responder

    Erica,

    A matéria ficou muito legal! Parabéns e obrigada pelas dicas!!!

    Bj

  2. 20 de agosto de 2013 at 9:30 — Responder

    Realmente encarar o novo é difícil.
    Mas vale a pena quando tudo dá certo.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

  3. Fernanda Bruna lima da silva
    20 de agosto de 2013 at 11:20 — Responder

    Amei suas dicas,sou mamae a um mês do meu primeiro filho e com a maternidade veio uma vontade enorme de me sentir útil ou seja de abrir um negocio,só que ainda nao sei o que pois ainda estou meia perdida sem saber o que fazer,e suas dicas me ajudaram muito,simplesmente ameiii!

  4. Ana Carolina Costa Souza Couto
    20 de agosto de 2013 at 14:46 — Responder

    Querida Érica, estou no início de uma nova etapa com minha amiga, nasceu nosso projeto e com estas dicas, com certeza vamos trilhar o caminho do sucesso. mto obrigada!!!

  5. adriana silva
    4 de setembro de 2013 at 13:43 — Responder

    AMEI ! AS DICAS SOU DO LAR FAZ 12 ANOS QRO SAIR DESA VIDA MAS É MUITO COMPLICADO PQ FIQUEI MUITO TEMPO PARADA CUIDADO DE FILHOS E MARIDO E ESQUECI DE MIM AGORA QRO RECOMEÇAR E Ñ TENHO GRANA ! PARA INVESTIR EM RECOMEÇO

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Profissão: Faça você mesmo a sua