Hoje vou falar um pouquinho de como criar coragem para deixar sua profissão de lado e iniciar uma nova aventura, mudar de emprego após a chegada dos filhos… Tenho recebido vários e-mails de mulheres que querem dar asas a sua verdadeira vocação e não sabem como começar e nem por onde. Ser decoradora de festa, cake designer, estilista, chef de cozinha ou blogueira… Queremos ser algo que nos dê prazer, que nos mantenha vivas e inspiradas. Mas como? Nessa hora lembro-me da minha história e sou sincera em dizer: não há regras, meu conselho é COMEÇAR, e sem medo!
Sempre teremos algo que nos impedirá de deixar nossa profissão: falta de coragem de trocar o certo pelo duvidoso, a questão financeira, medo do fracasso, orgulho… Mas se você não começar não saberá se acertou ou errou. Um emprego com segurança muitas vezes nos deixar viver num falso conforto: horário para começar e terminar, finais de semana livres, salário fixo e… falta de prazer, de desafios, de diversão, de amor, de flexibilidade.
São muitas as razões para o desejo de mudar de profissão aparecer. Muitas mulheres são tocadas com o nascimento do primeiro filho ou com uma mudança inesperada de endereço (estado ou até mesmo de país). Em algum momento da vida, nos tornamos mais criativas, mais observadoras e até mais inspiradas e é aí que nasce a necessidade de sairmos da nossa zona de conforto para iniciar algo que realmente valha a pena ser vivido.
Digo sempre que um bom termômetro são as pessoas que nos rodeiam, amigos e familiares. Comece testando sua nova profissão com eles. Provavelmente não sairão daí seus próximos clientes, porém, você vai se sentir mais segura, com vontade de se atirar, de arriscar. Chame seus amigos para provar sua comida, para ver suas produções, para conhecer seu blog ou simplesmente para saber sobre suas ideias. Tenho a certeza de que você vai se encher de energia.
Assim aconteceu comigo e com muitas mulheres que conheci nestes anos: encheram-se de coragem e de energia e apostaram em algo novo! Deixar uma profissão de lado não é simples, pois assumir um posto de “praticante de hobby” não é glamouroso, acredite… Mas poder fazer o que gosta não tem preço!
Ver as carinhas das crianças reagindo àquilo que criei me enche de alegria, é mágico…
Se você está convencida e precisa de algumas dicas, vamos a elas:
- Monte um blog: você precisa de um endereço eletrônico e é simples demais criar o seu. Blogspot e WordPress são super fáceis de usar
- Tire foto de tudo o que vc fizer: um dia precisará delas;
- Esteja em uma rede social ou em todas (Facebook, Instagram, Pinterest etc). Através deste canal você vai perceber o que as pessoas estão fazendo e o que o mercado necessita. Ah, e será vista por pessoas que buscam por aquilo que você faz!
- Encha-se de inspiração! Veja um filme com sua filha e pense numa festa… “Viaje” bastante! Assim sua cabeça sempre estará pensando e buscando fontes inspiradoras!
- Fale do seu trabalho como sendo um TRABALHO! Se você não o leva a sério, quem o levará?
- Não desanime nunca! Tudo o que cresce com amor um dia fica bem forte!
- Busque aperfeiçoar-se naquilo que considera seu ponto fraco. Aprenda a fazer profissionalmente aquilo que já existe dentro de você…
- Ofereça algo novo! Crie e abuse da ousadia!
Boa sorte!
Até nosso próximo post.
Crédito de imagem: por AngryJulieMonday