Cientistas suecos fizeram uma pesquisa observando como se comportam os bebês durante os primeiros minutos de vida. Apesar de não trazer nenhuma grande surpresa, é muito interessante ver cada minutinho analisado. São tantas emoções nesse momento, que é difícil guardar tantos detalhes como esses que foram descritos.
Minuto 0: O bebê chora forte
Minuto 2: Depois de tanto esforço, o bebê relaxa paradinho no colo da mãe. Os pesquisadores especulam que esse comportamento deve ter surgido da necessidade de esconder os pequeninos dos predadores.
Minuto 2,5: Abrem os olhos pela primeira vez e lentamente movem a cabeça e a boca.
Minuto 8: Começam a procurar por comida – fazem pequenos barulhos, as mãos tentam alcançar a boca e começam a buscar o seio da mãe.
Minuto 18: Exaustos, descansam mais uma vez.
Minuto 36: Começam a buscar o seio da mãe usando o sentido do olfato.
Minuto 62: O bebê finalmente mama.
Minuto 70: O bebê dorme.
Foram analisados 28 bebês. Claro que esse comportamento pode mudar dependendo da criança, mas é muito interessante, pra não dizer emocionante observar, em linhas gerais, os instintos em ação. O estudo pode ser bastante útil para que as maternidades adequem suas práticas às necessidades do bebê nesse período, principalmente auxiliando as mães de primeira viagem no início da amamentação.
*A pesquisa foi publicada na Acta Paediatrica em janeiro de 2011 e noticiada pelo site Science News nesse mês.
Imagem destacada do texto Os 70 primeiros minutos de vida do bebê: Jan de Graaf
Sem Comentários