Comida pronta embalada a vácuo

Eu me mudei recentemente para São Paulo e uma das minhas dificuldades atuais está sendo providenciar refeições saudáveis diariamente para o meu filho – ainda não consegui equilibrar casa arrumada, trabalho, nova rotina e comida na mesa. Estávamos comendo muito na rua, o que eu particularmente adoro, mas admito que é difícil conseguir oferecer refeições balanceadas para uma criança assim, além dos gastos dispararem. A solução nesse período de transição foi optar pelo restaurante a quilo, por uma questão de preço e variedade, mas mesmo assim, a grande oferta faz com que o prato saudável virasse uma batalha diária: “quero batata sorriso! Quero nuggets!”. Além disso, o dia estava ficando muito corrido pois precisava sair de casa 1 hora e meia antes da escola e acabava chegando muito tarde à noite.

Resolvi procurar opções de comida congelada, o que eu, particularmente, tinha um pouco de implicância – sou dessas que gosta de esquentar comida no fogão e não é muito fã do micro-ondas. Pesquisando na internet, descobri alguns lugares aqui que oferecem refeições prontas embaladas a vácuo e resolvi experimentar, pois a comida não precisa ser congelada e dura um bom tempo na geladeira.

Foi uma grata surpresa. Além de combinações prontas, é possível também comprar os alimentos separados e montar o prato a sua maneira – você pode complementar o que você já tem na geladeira. É possível esquentar a comida no micro-ondas ou em banho-maria. Achei muito saboroso e com gosto de comida fresca. Barato não é, mas está quebrando um galho nesse período de transição, que eu espero que acabe em breve.

Curiosa, fui perguntar para a nossa nutricionista de plantão, a Patricia Smith, sobre o assunto.

 

Sei que a técnica é antiga, mas existiam tantas ofertas assim de refeições prontas embaladas a vácuo ou eu que não precisava antes e não tinha visto ainda?

Patricia Smith: Alimentos embalados a vácuo  já existem há algum tempo, você deve se lembrar de uma bombinha que sua mãe (avó) utilizava para retirar todo o ar do saco que continha o alimento que se pretendia armazenar e até congelar. Até mesmo no mercado, encontramos vários exemplos, a linguiça do churrasco, a carne seca do feijão de algumas marcas foram embaladas à vacuo. O processo em si existe na indûstria alimentîcia por ser barato e não precisar de grande maquinário e pessoal especializado. A boa notícia é que não estamos mais presos a uma pequena oferta de alimentos. Pequenos comerciantes  estão investindo nesse segmento e oferecendo cardápios bem completos para facilitar o dia a dia da gente sem perder a qualidade dos alimentos.

Quais as vantagens de armazenar a comida assim?

PS: Embalar os alimentos à vácuo é uma ótima alternativa, pois não se perde nenhum nutriente e o risco de a comida estragar é bem pequeno. Como o em um produto embalado a vacuo a concentração de oxigênio disponível para a atuação das enzimas e dos microrganismos é mínima, evitando que o alimento estrague.

É uma boa alternativa para oferecer às crianças?

PS: Desde que se saiba que o fornecedor é de confiança, é uma boa alternativa para se oferecer para crianças sim. A escolha da preparação no caso, vai ser mais importante. Como citei anteriormente, o vácuo preserva os nutrientes, não havendo perda nutricional. Esse processo também não afeta características importantes como o aroma, a cor, o sabor e também a textura dos alimentos, permitindo uma experiência alimentar semelhante a comida preoarada na hora. Siga as instruções na hora de aquecer, complemente com alimentos crus e verifique sempre a embalagem.

Crédito da imagem do texto Comida pronta embalada a vácuo: ChefSteps

carrinho de rolo de papel higiênico
Postagem anterior
Oficina de brinquedos - Rolo de papel higiênico
Próxima postagem
Nem creche, nem babá, mas uma cooperativa de mães

2 Comentários

  1. Isabela
    24 de setembro de 2014 at 11:03 — Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Tb sou de SP e adorei essa dica. Será que poderia compartilhar as opções que encontrou?

    Obrigada, super beijo.

  2. Diógenes Quadros
    17 de Fevereiro de 2015 at 20:40 — Responder

    Comida pronta, embalada a vácuo, há a necessidade de se congelar para conservar o alimento?

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Comida pronta embalada a vácuo