Festa simples: dicas pra manter o charme gastando menos

Nem todo ano dá pra armar aquela festança pros nossos pequenos filhotes. De vez em quando você quer convidar a família completa e todos os amigos e tudo bem, porque farra grande também é delícia. Mas pra turminha, se já tiver os amigos mais chegados e a família mais próxima esteja presente, é o que importa.

Mas não é porque a festinha é simples ou o orçamento está apertado que você vai descuidar da decoração e oferecer menos do que o melhor possível. E pra te ajudar a manter tudo sob controle, mas sem perder o charme, a gente elaborou uma lista de detalhes imperdíveis, mas muito simplificados, para garantir o sucesso de qualquer pequena festa. Não tem porque perder a cabeça. Ou entrar no vermelho.

 

baloes

 

Balões

No ano passado enchemos mais balões do que precisávamos. Penduramos alguns poucos cachos e deixamos a sobra pelo chão. Sucesso instantâneo. Ficou bonito e a turminha de três anos amou! Se quiser incrementar os balões, confira nosso post aqui.

 

MO13

Lembrancinhas

Quanto mais nova for a criança mais eu suplico que os pais não encham um saquinho cheio de balas, chocolates e pirulitos. Doce é uma delícia, mas balas e chicletes deveriam ser banidos da vida das crianças e adultos também. Se você gosta mesmo de lembrancinha comestível encomende doces a mais e coloque em caixas de ovo e embale com uma faixa de tecido. Lindo e simpático. E não precisa mais do que isso. Contenha-se achando que você precisa comprar mil bugigangas pra colocar numa sacola de brinde. Não precisa.

 

23cee39c44f60dad89b6ac5c753da1b7

Mesa decorada

Uma mesa decorada charmosa não precisa ter aquele monte de tubinho de pasta de dente, chocolate embalado no tema da festa, tubo de ensaio com balas e nem potes cheios de brigadeiro de colher. A verdade é que ninguém come isso na festa: todo mundo coloca na bolsa e muitas vezes até esquecem-se de comer. E, claro: essas coisas não saem de graça. Então que tal investir numa bela toalha de festa, pegar uns pratos bonitos que você tenha em casa e fazer pequenas ilhas de delicadezas?

Prato 1 – com brigadeiros de copinho

Prato 2 – com copinhos de papel com frutas picadas (encha ¾ do copo)

Prato 3 – balas de coco enroladas em tecido (4 por pacotinho)

Prato 4 – cupcake

Prato central – Bolo

Pratos 5 e 6 (na frente do bolo) – docinhos

Lembre-se que tudo isso pode ser feito em casa ou gastando muito pouco. Encare essas pequenas ilhas como decoração comestível. Não precisa ter um pra cada convidado de tudo. Faça 10-15 de cada guloseima, dependendo do tamanho do seu prato, mesa e número de convidados e só. De resto decore com bichinhos e ornamentos dentro do tema da festa. Use o que tiver em casa, reutilize de festas anteriores, peça emprestado pras amigas e só vá gastar dinheiro se for absolutamente necessário.

Dica pra toalha de mesa – Meça a mesa. Vá ao mercado popular da sua cidade e escolha tecidos baratinhos de poliéster e bem coloridões. Xadrez, poás, madras, motivos infantis como matrioshkas, carrinhos e cupcakes são campeões de vendas. Calcule o tamanho da mesa e mais 50 cm pra cada lado para dar caimento. Não precisa nem fazer bainha. Basta usar tesoura de picote que fica um efeito sensacional.

 

20130824_3-ANOS-VICTORIA_0008

Doces

O meu cálculo em festas de crianças são 4 doces por convidado sem contar as crianças (que quase não comem!). Sobra o suficiente pra você passar uns dias se empanturrando sem culpa e todo mundo come o suficiente. Não precisa mais do que quatro tipo de doces (aqui em casa é sempre brigadeiro, cajuzinho, olho de sogra e nozes).

 

Kit-Kat-Cake-1Bolo

O hit do momento é o bolo kit kat e ele funciona melhor em uma festa pequena. Se as crianças forem novinhas porque não investir em bolos “caseiros”? Bolo de fubá, milho, tapioca e até mesmo chocolate são sucesso entre os pequeninos. Eu detesto bolo com pasta americana. Mas isso é gosto pessoal, claro. Quanto mais megalomaníaco o bolo, mais caro, né? Além da receita favorita do Mundo Ovo, confira também a receita da Recipe Girl (em inglês e foto acima).

 

20130824_3-ANOS-VICTORIA_0042

Animação

Se a festa for no play deixe as crianças maiores à vontade. Se você achar que precisa contratar entretenimento (não precisa!), no máximo organize um jogo de futebol pros meninos ou um camarim pras meninas. Se a festa for de bebê, basta um cercadinho baby. Para miudinhos basta um pula-pula e uma piscina de bolas. Se a festa for em casa, deixe os brinquedos do seu filhote disponíveis e pronto. Animação garantida.

 

Imagem destacada: Karas Party Ideas

Postagem anterior
O que você tem na cabeça, mãe?
Próxima postagem
O relógio do futuro

3 Comentários

  1. Luana
    13 de Maio de 2014 at 16:08 — Responder

    Nossa tô amando o blog. E adorei esse post, dicas super uteis. A ideis da lembrançinha e super original. Parabéns!!!

    • Camila
      21 de Maio de 2014 at 23:58 — Responder

      Luana obrigada. Continue vindo nos visitar. A casa é sua 🙂

  2. 25 de Maio de 2014 at 7:57 — Responder

    Sensacional seu post, Camila. Há algum tempo tenho investido em festas como você descreveu, só não me livrei ainda das ´guloseimas´… mas estou no caminho certo. Na última festa arrisquei uma travessa de frutas, ao lado do bolo e foi muito legal ver a criançada beliscando umas frutinhas na hora do parabéns.. Se quiser, dê uma olhada no meu painel do pinterest pois fiz tudo em casa, gastando o mínimo possível. E foi um sucesso com os adultos e a criançada.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Festa simples: dicas pra manter o charme gastando menos