Melhores posições para dormir na gravidez

Amamos carregar e exibir o barrigão por aí, mas chega uma hora, lá pelo sétimo mês de gestação, que dormir se torna uma das mais difíceis tarefas. Geralmente não conseguimos mais ficar na posição que estávamos acostumadas a dormir nossa vida inteira, e quando encontramos uma posição confortável, vem a vontade de ir ao banheiro ou uma cãibra daquelas, e é meio game over, temos que começar tudo de novo.

Depois de muita pesquisa, segue um “durma sutra” das melhores posições para dormir na gravidez.

Principais metas:
Evitar dores lombares, refluxo e azia.

Objetivo:
Ter uma boa noite de sono.

Modo de fazer:

Vá ao banheiro antes de se deitar para dormir.

Para evitar refluxo e azia, o ideal é ter sempre a cabeceira elevada. Quanto mais plano o travesseiro, maior a possibilidade do conteúdo (ácido) do estômago pegar o caminho contrário, causando imenso desconforto.
Nota: não é recomendado dormir com uma pilha e travesseiros, ou se eleva a cabeceira da cama (com livros e tijolos) ou se usa uma rampa acolchoada própria para esses casos.

Tente ir para cama antes de ter sono, esse momento de calma fará com que você sinta toda a agitação do bebê e dará a ele um tempo para se acomodar. Aproveite esse momento e cante, acaricia e converse. O seu bebê ficará mais calmo e você irá perceber que aos poucos conseguirá se ajeitar em uma boa posição para vocês dois.

Posições para dormir:

Já vi vários colchões com um buraco para se colocar a barriga e continuar dormindo de bruços, mas acho um desperdício de dinheiro e os resultados são questionáveis, afinal, poucas são as pessoas que dormem em uma mesma posição durante toda a noite, ainda mais estando grávida.

Uma das posições mais difíceis e a mais utilizada por necessidade é dormir de barriga para cima. Para ser bem sucedida, tenha um bom apoio para a parte superior das costas e também travesseiros embaixo dos joelhos para aliviar o peso na lombar. Vale a tentativa, mas não por uma noite inteira. Médicos não recomendam dormir a noite toda nessa posição. O peso do útero exerce grande pressão nas veias e artérias, diminuindo a circulação e favorecendo a formação de coágulos, causando ainda problemas intestinais e tonteiras.

Para quem dorme de lado, a vida pode ser um pouco mais fácil. Se você dorme apoiada do lado direito, já sai no lucro mas ainda não é o lado certo por apoiar o peso do útero no fígado e em uma importante veia, a veia cava.

Agora se você dorme apoiada no seu lado esquerdo, tirou a sorte grande. Esse é o lado que se recomenda dormir, pois não existe o risco de comprimir nenhum órgão ou comprometer a circulação. Alguns estudos comprovaram que dormir do lado esquerdo melhora o funcionamento dos rins e diminuiu o inchaço em mãos e pés.

Ter uma cama grande ajuda e a gente pode se espalhar melhor. Um marido compreensivo também é bastante bem-vindo nesse momento, sem falar nos diversos travesseiros ou nas almofadas próprias para grávidas.

Um bom banho com óleos de lavanda, massagem e um chá de camomila com cidreira podem fazer maravilhas para sua noite.

Durma bem e bons sonhos.

 

Crédito de imagem: Editor B

Postagem anterior
Isoporzinho para o carnaval dos pequenos
Próxima postagem
Como ser a pior mãe do mundo

1 Comment

  1. Maiara de Morais dos Santos
    20 de outubro de 2014 at 18:27 — Responder

    Amo demais as dicas…

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Melhores posições para dormir na gravidez