Como ser a pior mãe do mundo

No mundo imediatista de hoje, as crianças, como os adultos, vivem ansiosas para ter todos os seus desejos atendidos na hora. E quando você, mãe consciente, diz NÃO para o seu filho, é capaz de ouvir da criança frustrada:  “você é a pior mãe do mundo”. Não se deixe abalar, você não é a pior mãe do mundo, muito pelo contrário, está apenas cumprindo seu papel de criar crianças saudáveis e educadas – corrigir maus hábitos e ensinar bons modos nem sempre vão agradá-las.

Listamos algumas das situações em que seu filho vai achar que você é a pior mãe do mundo mas na verdade você está fazendo a coisa certa:

 1. Quando você disser não para o doce: Doce não faz bem e em excesso faz muito mal. Claro que eles adoram jujuba, pirulito e brigadeiro, mas se existe uma hora para ser a bruxa da vassoura, a hora é essa.

2. Quando você mandar ele pra cama: Dormir de oito a dez horas por dia vai garantir a saúde e o desenvolvimento do seu pequeno. Ele não gosta de dormir cedo? A vida é dura, mas seja firme. Mesmo que ele te ache o dragão do Reino, saiba que está fazendo o melhor por ele.

3. Quando você não o poupar de tudo: É difícil para muitas mães deixar o filho experimentar uma perda, e não estou falando só de morte ou separação dos pais, mas qualquer tipo de perda, como um brinquedo que quebra, por exemplo. Nosso instinto é imediatamente comprar outro brinquedo igual, mas não faça isso. Perdas são inevitáveis na vida de qualquer ser humano e embora a gente queira poupar nossos pequeninos de tristezas, se ele esquecer de entregar o dever de casa, a responsabilidade é dele.

4. Quando você for firme nos princípios que estabeleceu para sua família, mesmo quando ele argumentar que todos os amiguinhos dele fazem tal coisa: Se você considera um videogame inapropriado, não o deixe brincar, mesmo que todos os amigos estejam jogando. Se você não permite que ele coma biscoitos “porcaritos”, não deixe ele comprar na cantina mesmo que todos os amigos estejam comprando. Nem todas as famílias pensam da mesma forma. Não ceda às pressões para ser mais “descolada” se você não concordar com aquilo.

5. Quando você exigir que ele assuma seu erro e peça desculpas: Se o seu filho fizer alguma coisa errada, como bater em um amiguinho, não deixe para lá. Conversem  a respeito e faça ele assumir seu erro e pedir desculpas, por mais que ele jure nunca mais fazer isso. 

6. Quando você mandar ele falar pela centésima vez do dia Por favor e Obrigado: Seu filho não precisa conversar com gente estranha, nem dar beijinhos em desconhecidos, mas algumas convenções sociais precisam ser ensinadas, como cumprimentar pessoas, pedir por favor e dizer obrigada. Não importa a pessoa e nem o nível de intimidade, queremos criar filhos educados para o mundo.

7. Quando você não resolver todos os problemas por ele: Nosso primeiro instinto é proteger, é garantir que nosso pequenino vai conseguir interpretar o papel que ele quer na peça da escola, que ele vai pegar a professora mais legal do segundo ano, que ele não vai ser deixado no banco reserva do time de futebol. Controle-se. Se o seu filho ficar um pouco desapontado, você pode consolá-lo, mas ele vai precisar aprender a lidar com as próprias decepções. 

 

Imagem: www.freedigitalphotos.net

Postagem anterior
Melhores posições para dormir na gravidez
Próxima postagem
Faça você mesma uma fantasia de Carnaval

2 Comentários

  1. Thais
    4 de junho de 2014 at 0:04 — Responder

    Ai Camila…..finalmente alguém que pensa como eu!!!!! Td isso é muuuuuuito difícil, mas acredito que é um investimento para termos um mundo melhor….para os nossos filhos mesmos…..Parabéns pelos textos!!!! E que Deus nos ajude!!!!!kkkkkkkk bjs

    • Camila
      4 de junho de 2014 at 16:29 — Responder

      Thais, nem sempre a gente consegue fazer perfeito, mas eu tenho sempre a melhor das intenções! Beijoca

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como ser a pior mãe do mundo