Mundo Ovo

Montessori na cozinha


Embora eu não tenha seguido o método Montessori na criação da Victoria, venho flertando com algumas práticas montessorianas que acho que são possíveis na nossa vida. Hoje falo da aplicação de Montessori na cozinha. A base do Montessori é que  temos que olhar a criança e observá-la. Não guiá-la, mas orientá-la e simplesmente observá-la a partir dessa orientação recebida.

Na cozinha não é diferente. A partir dos dois anos a criança já pode circular mais ativamente na cozinha e com isso nós nos libertamos de algumas amarras e passamos a ter uma criança mais independente e participativa na hora dos lanches e refeições principais.

 

Como aplicar Montessori na cozinha?

 Utensílios da criança em armário baixo – Uma criança não precisa de uma dúzia de pratos e copos. Mas precisa que eles estejam em um armário baixo ou uma gaveta, que seja de fácil acesso para que ela mesma possa manusear. Pratos devem ser os de sobremesa que a gente usa (cerâmica ou porcelana) e copos devem ser de vidro. Os talheres são os de sobremesa do nosso faqueiro. A criança está inserida no lar familiar, inclusive nos utensílios que usa.

Mesa auxiliar – Uma mesinha com cadeira na cozinha é perfeito para que a criança possa ter pequenas tarefas na cozinha na hora do preparo das refeições. Segundo o Lar Montessori, essa mesa e cadeira devem preferencialmente ser de madeira, pois é preferível que a criança tenha sempre a experiência de tato com materiais naturais ao invés do plástico ou metal.

Banquinho/Degrau – Um banquinho ou degrau, como aquele que normalmente temos no banheiro para que ela alcance a pia ou o vaso sanitário, é perfeito para que a criança alcance a pia da cozinha e consiga lavar a própria louça.

Limpeza – A criança deve ter o seu paninho ou um rolo de papel toalha (se o pano de limpeza da casa estiver em um lugar de difícil alcance) para que possa limpar sua mesinha ou o chão se deixar cair alguma coisa.

Comida/Lanches – É importante que a criança tenha autonomia também na hora de comer. Assim é mais fácil que ela identifique quando está com fome, ao invés de ser condicionada a comer somente quando alguém a alimenta. Uma ideia é que em sua mesa ela tenha um prato com algumas frutas, pão ou um biscoito. Evite doces e alimentos que não sejam saudáveis. Faça uma pequena seleção para que a criança consiga identificar o que quer comer e tenha poder de escolha. Na mesa deixe uma jarra com água para que a criança possa se servir. Deixe uma gaveta na geladeira separada e explique que ali estão seus lanches e que na hora da fome ele pode escolher o que comer (pedaços de queijo e iogurte, por exemplo).

Com esse básico em mãos, você já consegue começar a aplicar a base de Montessori na cozinha do seu lar.

Acho muito importante que vocês leiam as dicas do Gabriel Salomão no desenvolvimento da habilidade das crianças na cozinha. Estou me baseando por ele.

O principal pra mim está sendo ensinar a Victoria a manusear vidro com firmeza. Apesar de ela ter uma coordenação motora exemplar para a idade de quatro anos, ela é muito dispersa e com isso fica meio estabanada, de vez em quando querendo mostrar que já “é grande” e faz as tarefas rapidinho. Ela não é de quebrar nada e nem de deixar cair copos e pratos, por isso estou confiante de que não será um problema e que ela poderá manusear o vidro sem supervisão intensa em breve. Talheres ela já tira de letra, inclusive o uso da faca nas refeições, mas não ainda para picar, fatiar, que é algo que ainda não a ensinei. Como ela é mais velha, acho que não será penoso. Estou também incentivando ela a se servir. Para isso estou usando o banquinho para ela ter acesso a bancada da cozinha e possa se servir com colheres de sopa.

Seu filho já tem autonomia na cozinha? Mandem fotos, falem nos comentários. Vamos construir uma boa rede de dicas?

 

Imagem destacada: JustyCinMD