Quando as crianças necessitam de antibióticos para combater infecções respiratórias?
Na maioria dos casos, os antibióticos não irão ajudar o seu filho nas infecções respiratórias. Geralmente, antibióticos não funcionam porque na maioria dos casos essas infecções são causadas por vírus. Os antibióticos agem contra bactérias e não contra os vírus. Se a criança apresentar uma infecção bacteriana, os antibióticos irão ajudar. Mas se for uma infecção viral, esse remédio não irá ajudar a criança a se sentir melhor e ainda pode oferecer riscos desnecessários.
Quais os riscos do uso indevido de antibióticos?
Os efeitos colaterais dos antibióticos são comuns e levam muitas crianças aos serviços de emergência. Esses efeitos incluem vômitos, diarréia e em 5% dos casos podem causar alguma alergia bem grave (medicamentosa).
O uso indiscriminado de antibióticos favorece o crescimento de bactérias resistentes que não respondem a alguns antibióticos. Isso significa que quando a criança precisar de verdade de um antibiótico para o tratamento de alguma infecção bacteriana, ele não irá funcionar. Para essa ocorrência, damos o nome de resistência bacteriana. A bactéria resistente pode se espalhar para outras pessoas, fazendo com que a infecção fique ainda mais difícil de ser tratada.
A resistência bacteriana vem aumentando em níveis alarmante em todo o mundo (dado da OMS – Organização Mundial de Saúde – de 2014). Uma pesquisa que avaliou a resistência antimicrobiana em sete bactérias comuns evidenciou que muitas delas são resistentes a alguns antibióticos e que em alguns casos esta resistência pode chegar a 50%, como casos de resistência ao antibiótico fluoroquinolona (usado para tratar infecção urinária).
Quando o seu filho precisará de antibióticos para infecções respiratórias? (a listagem abaixo é apenas uma sugestão dos casos, consulte sempre o médico)
- Tosse que não melhora por 14 dias consecutivos. Algumas bactérias podem causar sinusite ou bronquite protraída
- Alguns casos de otite média aguda
- Teste positivo para estreptococo na garganta
- Pneumonia bacteriana
- Coqueluche
Crédito da imagem em destaque: Kourtlyn Lott
Sem Comentários