Começou essa semana aqui no Rio de Janeiro o Salão Nacional do Livro Infanto-Juvenil. Fizemos uma seleção de livros bacanas que você vai encontrar por lá.
O museu que Caio inventou, de Simone Bibian [Pinakotheke]
A autora, que trabalha no Museu Nacional de Belas Artes, apresenta Caio, um menino que tropeçou em uma pedra e transformou a adversidade em uma belíssima e amorosa coleção. Simone traça um paralelo poético entre a coleção de pedras do menino e os acervos dos museus.
Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta, de Sonia Rosa [Pallas]
O 6 de setembro pode ser um dia comum para muitos, mas para os negros do Piauí é muito marcante: o Dia da Consciência Negra, instituído em 1998. Nesta data, no ano de 1770, a escrava negra piauiense Esperança Garcia escreveu, senão a primeira, uma das mais antigas cartas de denúncia de maus-tratos contra escravos no Brasil. A prosa de Sonia Rosa e as belas ilustrações de Luciana Justiniani Hees contam essa história de resistência e liberdade.
A criança mais velha do mundo, de Marcelo Romagnoli [Panda]
O tempo é um elemento relativo. Coisas legais passam rápido demais e as chatas demoram a acabar. De forma poética e delicada, Marcelo Romagnoli narra em A criança mais velha do mundo a história de uma garota e o dia de seu aniversário, quando ela vê tudo acontecer novamente em sua vida. Por mais que isso se repita, nada é igual. Mas como uma menina chegaria a essas conclusões?
Um pinguim tupiniquim, de Índigo [Manati]
Imagine que você se chama Orozimbo e é um pinguim adolescente, cheio de sonhos, que detesta a monotonia. Agora pense que você mora na Antártida (tem paisagem mais monótona no planeta?), passa metade do ano co-la-do nos malas dos seus parentes e, tudo o que espera-se de você, é que arrume logo uma namorada para ser sua única companheira pelo loooongo resto da sua vida. Daí aparece na sua geleira o barco de um sujeito conhecido por fazer coisas impossíveis, por explorar os sete mares e ter simpatia pelos animais. Esse barco vai zarpar daqui a pouco para um mundo cheio de cores e praias paradisíacas. O que é que você faz?
O mundo da música, volume 1, de Nereide Schilaro Santa Rosa [Callis]
Esse livro ajuda na tarefa de facilitar o contato das crianças com as diversas linguagens musicais. Nesse primeiro volume, elas são convidadas a escutar, reconhecer e criar diferentes sons – vocais, não vocais, de animais, de objetos –, ao mesmo tempo em que participam de muitas brincadeiras sonoras. Acompanha um CD com 13 canções.
Sem Comentários